Classifique as substâncias abaixo como eletrólitos fortes, fracos e não eletrólitos: d) (NH4)2 CO3

Passo 1

O exercício pede para classificar a substância (NH4)2 CO3 como eletrólito forte, fraco ou não eletrólito. Vamos usar conhecimentos de química sobre eletrólitos e como eles se comportam em solução aquosa para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é um eletrólito. Eletrólitos são substâncias que, quando dissolvidas em água, se ionizam ou se dissociam em íons, permitindo que a solução conduza eletricidade. Eles podem ser classificados em três tipos: fortes, fracos ou não eletrólitos.

Passo 3

Eletrólitos fortes se dissociam completamente em íons na água. Isso significa que praticamente todas as moléculas do eletrólito se separam em íons. Exemplos típicos incluem sais como o cloreto de sódio ( NaCl).

Passo 4

Eletrólitos fracos se dissociam apenas parcialmente em íons na água. Nem todas as moléculas se separam, resultando em uma solução que conduz eletricidade, mas não tão bem quanto os eletrólitos fortes. Um exemplo é o ácido acético ( CH3COOH).

Passo 5

Não eletrólitos não se dissociam em íons quando dissolvidos em água. Eles permanecem como moléculas intactas e, portanto, não conduzem eletricidade. Exemplos incluem a glicose ().

Passo 6

Agora, vamos analisar (NH4)2 CO3. Esse composto é o carbonato de amônio. Ele se dissocia completamente em solução aquosa formando íons de amônio ( NH4^+) e carbonato ( CO3^2-):
(NH4)2 CO3 2NH4^+ + CO3^2-
Como a dissociação é completa, isso indica que o carbonato de amônio é um eletrólito forte.

Resposta

(NH4)2 CO3 é um eletrólito forte.

Exercícios relacionados