O cloreto de magnésio é um composto químico inorgânico, de fórmula MgCl , é usado na medicina, para fins terapêuticos, como fonte de íons de magnésio, essenciais para muitas atividades celulares. É também usado na culinária, para preparação de tofu a partir do leite de soja; e na indústria, para diversos fins. A maior fonte de cloreto de magnésio é a água do mar, de onde é extraído com fins comerciais. Uma empresa deseja comercializar MgCl 2 anidro. Para tal deseja obter uma solução concentrada a partir da água do mar por osmose inversa. A solução concentrada apresenta MgCl 2 , NaCl e outros sais em quantidades menores. O cloreto de magnésio será separado dos demais sais por cristalização fracionada. A suspensão obtida será então filtrada à vácuo, em um filtro Oliver, e a torta será encaminhada para um secador para a obtenção do MgCl 2 anidro. Qual a umidade da torta obtida no filtro sabendo que se tem 525 kg de suspensão de MgCl 2 (10%) e ao ser filtrada se obtivem 318 kg de solução isenta de MgCl2.
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício trata de química e processos industriais, especificamente sobre a separação de cloreto de magnésio (MgCl₂) da água do mar usando osmose inversa e cristalização fracionada. Precisamos calcular a umidade da torta obtida após a filtração. Para resolver isso, vamos usar conceitos de massas e porcentagens.
Passo 2
Primeiro, vamos entender os dados que temos:
- A suspensão inicial pesa 525 kg e contém 10% de MgCl₂.
- Após a filtração, sobram 318 kg de solução isenta de MgCl₂.
Queremos descobrir a quantidade de água que ficou na torta após a filtração, ou seja, a umidade da torta.
Passo 3
Vamos calcular a quantidade de MgCl₂ na suspensão inicial. Como temos 10% de MgCl₂:
Passo 4
Agora, vamos determinar a quantidade de água na suspensão inicial. Como a suspensão é composta por MgCl₂ e água, a água equivale a:
Passo 5
Após a filtração, a solução isenta de MgCl₂ pesa 318 kg. Essa solução é basicamente água pura, já que todo o MgCl₂ foi removido. Portanto, a quantidade de água na solução filtrada é:
Passo 6
Agora, vamos encontrar a quantidade de água que permaneceu na torta. Para isso, subtraímos a água que foi filtrada da água inicial:
Passo 7
A torta contém apenas MgCl₂ e a água que restou. Sabemos que a torta contém os 52,5 kg de MgCl₂ e os 154,5 kg de água. Agora, vamos calcular a umidade da torta, que é a porcentagem de água na torta:
Primeiro, encontramos o peso total da torta:
Passo 8
Agora, aplicando os valores na fórmula da umidade:
Resposta
A umidade da torta obtida no filtro é de aproximadamente 74,64%.
Exercícios relacionados
Em um liofilizador descontínuo (
) foi desidratado soro de leite búfala. O soro apresentava
de umidade e
de extrato seco. 5000 L de soro de leite (
) foram colocados na câmara de liofilização e após 14 h o soro seco com 1,5% de umidade. Determine a eficiência da liofilização.
Em um liofilizador descontínuo (
) foi desidratado soro de leite búfala. O soro apresentava
de umidade e
de extrato seco. 5000 L de soro de leite (
) foram colocados na câmara de liofilização e após 14 h o soro seco com 1,5% de umidade. Determine a quantidade de soro de búfala obtida.
Em um liofilizador descontínuo (
) foi desidratado soro de leite búfala. O soro apresentava
de umidade e
de extrato seco. 5000 L de soro de leite (
) foram colocados na câmara de liofilização e após 14 h o soro seco com 1,5% de umidade. A taxa de remoção de água
do liofilizador.
Em cada par, indique a substância com as maiores forças intermoleculares e explique o seu raciocínio: (a)
; (b)
,
; ©
; (d)
.