O comprimento de onda mínimo do espectro contínuo de raios X emitidos por um tubo de TV é de . Qual a tensão de aceleração dos elétrons nesse tubo?

Passo 1

Vamos lá! O enunciado nos diz que o comprimento de onda mínimo do espectro contínuo de raios X emitidos por um tubo de TV é de . Nosso objetivo é descobrir qual é a tensão de aceleração dos elétrons nesse tubo. Para isso, vamos precisar usar alguns conceitos de física, como a relação entre energia, tensão elétrica e comprimento de onda.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender que os elétrons acelerados por uma tensão ganham uma certa quantidade de energia. Essa energia é convertida na energia dos raios X emitidos, que está relacionada ao comprimento de onda mínimo .

Passo 3

A energia dos elétrons acelerados é dada por:
onde:
  • é a energia,
  • é a carga elementar ( C),
  • é a tensão de aceleração que queremos encontrar.

Passo 4

A energia dos raios X também pode ser expressa em termos do comprimento de onda mínimo usando a relação de Planck:
onde:
  • é a constante de Planck ( ),
  • é a velocidade da luz ( ),
  • é o comprimento de onda mínimo.

Passo 5

Como as duas expressões para são iguais, podemos igualá-las:
Agora, queremos encontrar , então vamos isolá-lo na equação:

Passo 6

Vamos substituir os valores conhecidos na equação:

Passo 7

Fazendo os cálculos:

Resposta

A tensão de aceleração dos elétrons no tubo de TV é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Os comprimentos de onda da luz vísivel vão de 380 nm a 750 nm , aproximadamente. (a) Qual é o intervalo de energias, em elétron-volts, dos fótons de luz vísivel? (b) A frequência de transmissão de uma rádio FM típica é da ordem de 100 MHz . Qual é a energia de um fóton com esta frequência?
Use a lei de Gauss para calcular o fluxo elétrico através do plano , que divide o dipolo e é perpendicular ao momento de dipolo. (Dica: calcule o fluxo elétrico para cada carga separadamente e aplique o princípio da superposição.)
O acelerador de Stanford pode acelerar elétrons até 50 eV . Qual o menor comprimento de onda que pode ser produzido por bremsstrahlung? São esse fótons ainda chamados de raios X?
A molécula de NaCl possui uma energia de ligação de , ou seja, é preciso fornecer esta energia para separar os íons e e formar átomos neutros. (a) Quais são a frequência mímina e o comprimento de onda máximo para que um fóton tenha energia suficiente para dissociar uma molécula de NaCl ? (b) Em que parte do espectro eletromagnético está esta radiação?