Um comprimido efervescente de vitamina C intacto, pesando 5 g , quando colocado em um copo contendo agua a , será dissolvido em dois minutos. Considerando essa informação, indique verdadeira (V) ou falsa ( ) em cada uma das proposiçōes.
( ) Se o comprimido efervescente estiver em pequenos pedaços, o tempo de dissolução também será de dois minutos, pois a massa continua sendo 5 g .
( ) 0 tempo de dissolução do comprimido efervescente intacto mantem-se quando o comprimido for dissolvido em água a , pois a área de contato e a mesma.
( ) 0 aumento da temperatura diminui a energia de ativação, diminuindo, portanto, o tempo de dissolução. ( ) favoráveis, portanto maior a velocidade de dissoluçāo.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada nesse exercício. A gente tem um comprimido efervescente de vitamina C que pesa 5 gramas e, quando colocado em um copo com água a 25°C, ele se dissolve em dois minutos. A questão pede para a gente dizer se algumas afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F) com base nessa informação. Para resolver isso, vamos precisar entender como o tamanho das partículas e a temperatura afetam o tempo de dissolução.

Passo 2

Primeira afirmação: “Se o comprimido efervescente estiver em pequenos pedaços, o tempo de dissolução também será de dois minutos, pois a massa continua sendo 5 g.”
Vamos pensar nisso. Se a gente quebra o comprimido em pedaços menores, a área de contato com a água aumenta. Quando a área de contato aumenta, o soluto (no caso, o comprimido) se dissolve mais rápido porque há mais superfície para interagir com a água. Então, mesmo que a massa total continue sendo 5 g, os pedaços menores vão se dissolver em menos tempo, não no mesmo tempo de dois minutos. Portanto, essa afirmação é falsa.

Passo 3

Segunda afirmação: “O tempo de dissolução do comprimido efervescente intacto mantém-se quando o comprimido for dissolvido em água a 40°C, pois a área de contato é a mesma.”
Aqui, a temperatura da água aumenta de 25°C para 40°C. Sabemos que, geralmente, temperaturas mais altas aumentam a taxa de dissolução porque as moléculas de água se movem mais rápido, facilitando a dissolução do soluto. Mesmo que a área de contato seja a mesma, o aumento da temperatura deve diminuir o tempo de dissolução. Portanto, essa afirmação também é falsa.

Passo 4

Terceira afirmação: “O aumento da temperatura diminui a energia de ativação, diminuindo, portanto, o tempo de dissolução. Favoráveis, portanto maior a velocidade de dissolução.”
Essa afirmação está dizendo que quando a temperatura sobe, a energia necessária para iniciar o processo de dissolução diminui, o que faz com que o comprimido se dissolva mais rápido. Isso está correto! Aumentar a temperatura geralmente ajuda a diminuir o tempo de dissolução porque as partículas têm mais energia para se movimentar e interagir com a água. Então, essa afirmação é verdadeira.

Resposta

(F), (F), (V)

Exercícios relacionados

0 composto pentóxido de dinitrogênio decompõe-se segundo a equação: Os dados tabulados foram coletados da variação da concentração em mol/ L do em determinado intervalo de tempo.
Tempo
.
Concentração
0 0,6
5 0,4
10 0,3
20 0,2
Com base nessas informaçöes, responda:
a) Qual é o valor da velocidade média do no intervalo de tempo de 0 a 20 minutos?
0 composto pentóxido de dinitrogênio decompõe-se segundo a equação: Os dados tabulados foram coletados da variação da concentração em mol/ L do em determinado intervalo de tempo.
Tempo
.
Concentração
0 0,6
5 0,4
10 0,3
20 0,2
Com base nessas informaçöes, responda:
c) Qual é o valor das concentrações em do e do após 20 minutos?
Um gás é colocado em um recipiente maleável, onde é possível haver variação de volume, onde sofrerá uma transformação isobárica. No momento inicial o gás está a temperatura ambiente , o recipiente possui um volume de e a pressão interna é de 2,02 bar. Após aquecimento, a temperatura final do gás é de . Calcule a variação de volume após o processo. Houve expansão ou compressão do recipiente? Expresse o resultado utilizando o sistema internacional de unidades.