Qual é a concentração em equilibrio de todas as espécies em 1,0 litro de solução contendo o complexo ML na concentração de ? Dados: Kest

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! A gente tem uma solução de 1,0 litro que contém o complexo ML com uma concentração inicial de . O que precisamos descobrir é a concentração em equilíbrio de todas as espécies presentes na solução. Para isso, vamos usar o conceito de constante de estabilidade ( ) que nos ajuda a entender como o complexo se comporta em equilíbrio. O valor da constante de estabilidade dado é .

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que a constante de estabilidade representa. Ela é definida pela relação:
Onde:
  • é a concentração do complexo.
  • é a concentração do metal livre.
  • é a concentração do ligante livre.
Como é grande ( ), isso indica que o complexo ML é bastante estável e tende a se formar mais do que se dissociar.

Passo 3

Vamos considerar o equilíbrio da reação:
Inicialmente, temos:
Durante o equilíbrio, parte do ML se dissocia formando M e L. Vamos chamar essa quantidade dissociada de .
Então, no equilíbrio teremos:

Passo 4

Substituindo esses valores na expressão da constante de estabilidade:
Como é muito grande, isso significa que é grande, indicando que (a quantidade dissociada) é muito pequena comparada com . Assim, podemos aproximar:

Passo 5

Resolvendo para :
Então,

Passo 6

Agora, podemos encontrar as concentrações em equilíbrio:

Resposta

Em equilíbrio, as concentrações são:

Exercícios relacionados

Calcular a temperatura de ebulição de uma solução que contém 60 g de glicose (C6H12O6) dissolvidos em 500 g de água, sabendo que a temperatura de ebulição da água pura é de 100 O e e constante ebuliométrica é de molal.
Uma das reações de identificação do íon Fe(III) é a que forma um precipitado de um azul intenso conhecido como Azul da Prússia., segundo a reação abaixo:
ú
a) Qual o nome do ion complexo utilizado como REAGENTE nesta reação e qual o seu número de coordenação?
Que massa de uréia (CON2H4) deve ser dissolvida em 200g de água para que a temperatura de ebulição da solução seja igual a 100,260 C? Dado:
De acordo com a OMS (Organizaçao Mundial de Saude) é necesssario um consumo medio diario de calcio conforme a idade do individuo. Ex.: Para uma criança de 0-3 anos, a taxa varia de 210-500 mg/dia. Para determinaçao do teor de calcio em leite em pó, dissolveu-se de leite em pó com 25 mL de agua destilada e aqueceu-se levemente. Adicionou-se 8 mL de soluçao tampao pH 10 e homogeneizou-se o sistema. Adicionou-se 12 gotas de indicador negro de eriocromio T e titulou-se o sistema com soluçao de EDTA ate o ponto de viragem.
  1. Calcule a massa (em mg ) e a % de calcio no leite em pó se o volume gasto de EDTA for