Considerando a lei de Planck:
(a) Determine a energia, em eV , de um fóton, cujo comprimento de onda é de ;

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício sobre a Lei de Planck. A gente precisa descobrir a energia, em elétron-volts (eV), de um fóton que tem um comprimento de onda de (Angstroms). Para isso, vamos usar a relação que liga energia, constante de Planck, velocidade da luz e comprimento de onda.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula que relaciona a energia de um fóton com seu comprimento de onda:
Onde:
  • é a energia do fóton,
  • é a constante de Planck ( ),
  • é a velocidade da luz no vácuo ( ),
  • é o comprimento de onda.

Passo 3

Antes de tudo, precisamos garantir que o comprimento de onda está na unidade correta, que é o metro (m). O exercício nos dá , e sabemos que . Então:

Passo 4

Agora, vamos substituir os valores na fórmula da energia:
Calculando o numerador:
Dividindo pelo comprimento de onda:

Passo 5

Agora, precisamos converter a energia de Joules para elétron-volts (eV). Sabemos que:
Então:

Resposta

A energia do fóton é aproximadamente 13,6 eV.

Exercícios relacionados

Em 1895, Paschen propôs para a função a forma
onde e são constantes e . Mostre que, a memos que , esta lei de Paschen é irreconciliável com a lei de Stefan-Boltzmann.
O méson (káon neutro) é uma partícula eletricamente neutra, de massa igual a , que decai em dois píons carregados segundo
Esses píons tem cargas elétricas de mesmo valor absoluto, sinais contrários e mesma massa, igual a . Determine as energias e as velocidades dos píons no referencial do káon.
Um feixe de elétrons é submetido, a partir do repouso, a uma diferença de potencial de em um acelerador linear. Determine:
(b) A velocidade adquirida pelos elétrons.
Na superfície da Terra, uma área de , perpendicular aos raios solares, recebe de energia irradiada por segundo. Sabendo que o raio do Sol é da ordem de , e que a distância Sol-Terra é da ordem de . Determine a temperatura na superfície do Sol (supondo que ele seja um corpo negro).