Considere o Campo elétrico produzido por uma esfera de raio , carga , mas que possui uma densidade volumétrica de carga não uniforme, dada por . Utilizando a Lei de Gauss e determinando o campo elétrico em , temos que:a. O campo elétrico cresce com exponencial de r
b. O campo elétrico decai com exponencial de rc. O campo elétrico é similar ao de uma carga pontual e decai com r r²d. O campo elétrico é nuloe. O campo elétrico é constante para r>R

Passo 1

Vamos lá! O enunciado nos pede para encontrar o campo elétrico ( ) gerado por uma esfera de raio com carga total e densidade de carga não uniforme . Precisamos usar a Lei de Gauss para determinar o campo elétrico quando a distância é muito maior que ( ). Basicamente, vamos descobrir como o campo elétrico se comporta longe da esfera.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é a Lei de Gauss. Ela é uma das equações de Maxwell e relaciona o fluxo elétrico através de uma superfície fechada com a carga total dentro dessa superfície:
í
Onde:
  • é o campo elétrico,
  • é um elemento infinitesimal da área da superfície,
  • é a carga total dentro da superfície,
  • é a permissividade do vácuo.

Passo 3

Como queremos encontrar o campo elétrico para , vamos imaginar uma superfície gaussiana esférica de raio maior que . Nessa configuração, toda a carga está dentro da superfície gaussiana, já que a esfera de carga tem raio e é muito maior que .

Passo 4

Uma propriedade importante é que, quando estamos muito longe da distribuição de carga ( ), a distribuição de cargas parece concentrada em um ponto. Isso significa que o campo elétrico se comporta como se toda a carga estivesse no centro da esfera, semelhante a uma carga pontual.

Passo 5

Aplicando a Lei de Gauss nessa situação, o campo elétrico será radial e uniforme em magnitude sobre a superfície esférica gaussiana. Portanto, podemos simplificar a integral:
Desse jeito, isolando :

Passo 6

Observamos que o campo elétrico decai com o quadrado da distância , ou seja, . Isso é exatamente como o campo de uma carga pontual se comporta.

Resposta

c. O campo elétrico é similar ao de uma carga pontual e decai com

Exercícios relacionados

O campo elétrico dirigido para baixo na atmosfera da Terra decresce em módulo com o crescimento da altitude acima da superfície. Suponha E=100 N/C a 200 m e 50 N/C a 300 m acima da superfície da Terra. O valor estimado da densidade de carga de volume média na atmosfera terrestre no intervalo de altitudes 200 a 300 m é dado por:
Alternativas.
a.

b.

c.

d.

e.
Prob. 32 (Halliday): A atmosfera inferior da Terra contém íons negativos e positivos que são produzidos por elementos radioativos do solo e por raios cósmicos provenientes do espaço. Em uma certa região, a intensidade do campo elétrico atmosférico é e o campo é dirigido verticalmente para baixo. Esse campo faz com que íons com uma unidade de carga positiva e uma densidade de se movam para baixo, enquanto íons com uma unidade de carga negativa e uma densidade de se movam para cima (Fig. 26-27). O valor experimental da condutividade do ar nessa região é . Determine
(a) o módulo da densidade de corrente e
(b) a velocidade de deriva dos íons, supondo que é a mesma para íons positivos e negativos. Adicional: © Qual é o valor da corrente que atravessa um quadrado horizontal de aresta ?
(d) Qual seria a corrente se o quadrado fizer um ângulo de com um plano horizontal?
R. © . (d) .
No planeta Newtonia, um pêndulo simples com um peso de massa e um comprimento de 185 cm , quando libertado a partir do repouso, leva para oscilar de um ângulo de , e então volta a ter velocidade igual a zero. A circunferência de Newtonia mede 51.400 km . Qual é a massa do planeta Newtonia? Considere a constante gravitacional sendo . (Valor: 1,5 )
Página
Dado um circuito na forma de hexágono regular de lado , percorrido por uma corrente , obtenha o campo magnético no seu centro.