Considere uma carga em repouso num sistema onde existe um campo elétrico . Sabendo que se move com velocidade com relação ao sistema , determine as forças que agem nesta carga em usando:
A lei de transformação dos campos.

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma carga parada num sistema de referência onde existe um campo elétrico . Esse sistema está se movendo com uma velocidade em relação a outro sistema . Nosso objetivo é descobrir quais são as forças que atuam nessa carga no sistema usando a lei de transformação dos campos elétricos e magnéticos.

Passo 2

Primeiro, precisamos lembrar que quando analisamos fenômenos em diferentes sistemas de referência que estão em movimento relativo, os campos elétricos e magnéticos também mudam. Isso é descrito pelas transformações de campos elétricos e magnéticos de acordo com a teoria da relatividade especial.

Passo 3

No sistema , a carga está em repouso, então não há movimento da carga e, consequentemente, não há campo magnético . Ou seja, .

Passo 4

Agora, vamos usar as fórmulas de transformação de campos elétricos e magnéticos de para . As fórmulas são:
Onde é o fator de Lorentz.

Passo 5

Como , as equações simplificam para:

Passo 6

Assumindo que o campo elétrico no sistema é uniforme e alinhado com o eixo , ou seja, , então o produto .
Substituindo na equação de :
Simplificando:

Passo 7

Agora, calculamos o campo magnético :
Pois o produto vetorial de vetores paralelos é zero.

Passo 8

Com os campos e no sistema , podemos calcular a força que atua na carga usando a segunda lei de Lorentz:
Como , a força fica:

Resposta

A força que atua na carga no sistema é .

Exercícios relacionados

(a) em um ponto situado a uma distância do centro da casca R.: , para direita.
(b) em um ponto situado a uma distância do centro da casca?
R.: , para a esquerda.
Num referencial existe apenas um campo magnético (o campo elétrico é nulo) constante na direção . Considere um referencial que se move com velocidade em relação à , com uma contante. Escreva o tensor do campo eletromagnético no referencial .
Considere uma massa presa a uma mola de constante (a massa da mola é desprezível). Duas cópias exatamente iguais deste sistema são colocadas cada uma num prato de uma balança. Entretanto, enquanto em um dos pratos a massa está em repouso (e a mola não sofre nenhuma tensão), no outro a massa oscila com amplitude . Supondo que a balança tem precisão infinita, qual a diferença de massa registrada pela balança?
Considere uma nave de massa cuja propulsão se dá pelo efeito de uma força dada por
Onde os valores das constantes e são ajustados de forma que
e é o tempo medido na terra (que vamos considerar um referencial inercial). Essa nave parte da terra em e chega em seu destino em . Quanto tempo se passou num relógio dentro da nave?