Considere dois vetores e .
(a) Escreva como se lê a seguinte operação: . Que tipo de quantidade você espera obter como resultado desta operação?

Passo 1

Beleza, vamos por partes! O enunciado nos dá dois vetores, e , e pede para a gente escrever como se lê a operação . Além disso, temos que identificar que tipo de resultado essa operação gera. A matéria envolvida aqui é Álgebra Vetorial, mais especificamente o produto vetorial (ou produto cruzado) entre vetores.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre como ler essa operação. O símbolo entre dois vetores indica que estamos fazendo o produto vetorial. Então, se lê como “a cruz b”.

Passo 3

Agora, sobre o tipo de quantidade que esperamos obter com o produto vetorial. O produto vetorial de dois vetores resulta em um novo vetor. Esse vetor resultante tem algumas propriedades importantes:
  • Ele é perpendicular tanto ao vetor quanto ao vetor .
  • Sua direção é determinada pela regra da mão direita.
  • O módulo (ou tamanho) desse vetor é igual à área do paralelogramo formado pelos vetores e .

Resposta

A operação se lê “a cruz b”. O resultado dessa operação é um vetor perpendicular aos vetores e .

Exercícios relacionados

Um foguete é lançado verticalmente para cima, e sobe com uma aceleração constante de durante 1 minuto. O seu combustível acaba, e ele continua a se mover como uma partícula em queda livre. (a) Qual é a altura máxima atingida pelo foguete?
Quando dois automóveis movem-se uniformemente em sentidos contrários sobre uma estrada retilínea, eles se aproximam a cada décimo de segundo. Quando se deslocam no mesmo sentido, com as mesmas velocidades originais, aproximam-se a cada segundo. Calcule as velocidades originais destes automóveis. Resp.
e .
Considere dois vetores e .
(b) Faça passo a passo a operação apresentado no item (a).
Considere dois vetores e .
© Escreva como se lê a seguinte operação . Que tipo de quantidade você espera obter como resultado desta operação?