Considere que a intensidade do campo magnético seja 10,0 T, que a rapidez do bastāo seja , que o comprimento dele seja de 20 cm e que o resistor seja de 1,0 Ohm (Despreze a resistência do bastão e dos trihos).
c) A força necessária para mover o bastão com rapidez constante.

Passo 1

Vamos resolver o exercício que pede para encontrar a força necessária para mover um bastão com rapidez constante em um campo magnético. Aqui, estamos lidando com conceitos de Eletromagnetismo, especificamente com força magnética e Lei de Ohm. Para resolver esse problema, vamos precisar das fórmulas que relacionam campo magnético, velocidade, comprimento do bastão, resistência e força.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender que quando um bastão conduz corrente elétrica se move em um campo magnético, uma força magnética é gerada. Essa força é dada pela fórmula:
onde:
  • é a força magnética,
  • é a intensidade do campo magnético,
  • é a corrente elétrica,
  • é o comprimento do bastão.
Para encontrar a força necessária para mover o bastão com rapidez constante, precisamos calcular essa força magnética.

Passo 3

Para encontrar a corrente , utilizamos a Lei de Ohm, que relaciona a tensão , a resistência e a corrente :
A tensão induzida quando o bastão se move no campo magnético é dada por:
onde:
  • é a rapidez do bastão.
Substituindo a expressão da tensão na fórmula da corrente, temos:
Agora, substituímos na fórmula da força magnética:

Passo 4

Agora, vamos substituir os valores fornecidos no enunciado:
Substituindo na fórmula:

Resposta

A força necessária para mover o bastão com rapidez constante é de 40 N.

Exercícios relacionados

Pretende usar um solenóide em um circuito eletrônico para atingir um fluxo magnético de . Para isso foi reservado um espaço de 10 cm de comprimento e uma altura de 3 cm para a ocupaça do solenóide no circuito. A corrente de operaçăo do solendide deverá ser de . Qual deve ser o número de espiras deste solenóide.
Em uma colisão elástica, tanto o momento linear quanto a energia cinética total do sistema são conservados.
Uma colisão ocorre entre dois corpos de massas e . Os dois corpos estavam em movimento antes do choque e suas velocidades eram e .
Se o choque é frontal e elástico, encontre as velocidades finais das duas massas.
Um sistema é formado por três partículas de mesma massa, inicialmente em repouso e posicionadas, respectivamente, em ( 0,0 ), (-1,2), (1,-2). Essas três partículas estão ligadas por um fio rígido (massa desprezível). No instante , uma força ( ) é aplicada sobre .
Discuta sobre a aceleração da massa e do centro de massa do sistema - é esperado que as acelerações e sejam iguais? Por quê? Embase sua resposta matematicamente.