Considere um meio cuja equação de condução de calor na forma mais simples é dada por:
A condutividade térmica do meio é constante ou variável, por quê?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre a equação de condução de calor, que é usada para descrever como a temperatura varia no espaço e no tempo dentro de um material. A gente vai precisar entender essa equação e como ela nos indica se a condutividade térmica do meio é constante ou não.

Passo 2

Primeiro, vamos dar uma olhada na equação de condução de calor que foi dada:
Aqui, é a temperatura que depende das coordenadas espaciais e e do tempo . A letra representa a difusividade térmica, que é uma propriedade que relaciona a condutividade térmica , a densidade e a capacidade térmica do material através da fórmula:

Passo 3

Na equação apresentada, os coeficientes que multiplicam as derivadas não estão variando com , ou . Isso quer dizer que os termos que envolvem a temperatura e suas variações estão assumindo que as propriedades do material, como a condutividade t��rmica , são constantes. Se a condutividade térmica fosse variável, a equação precisaria incluir termos que representassem essa variação, geralmente aparecendo como funções de , ou .

Passo 4

Como a equação está na forma mais simples e não inclui nenhum termo que varia com as coordenadas ou o tempo, isso indica que a condutividade térmica está sendo considerada constante no meio em questão.

Resposta

A condutividade térmica do meio é considerada constante porque a equação de condução de calor está na forma mais simples, sem termos que indicam variação das propriedades térmicas ao longo do espaço ou do tempo.

Exercícios relacionados

Uma placa de aço inoxidável, com de espessura, repousa no topo de uma placa quente mantida a . Ar escoa sobre a superfície do topo da placa, tendo um coeficiente convectivo de transferência de calor de . A temperatura do ar é mantida a .
Qual é a temperatura da superfície do topo, , da placa de aço inoxidável?
Uma esfera de de raio e feita de uma liga de alumínio, com condutividade térmica , densidade e calor específico , tem inicialmente uma temperatura de . Ela é colocada num fluido a uma temperatura de e troca calor com o mesmo tendo um coeficiente de transferência de calor de . Determine a temperatura do centro da esfera após 58 s de ter sido imersa no fluido.
Considere uma tubulação de aço cilíndrica com raio interno igual a 1 cm e raio externo igual a . Água quente escoa no interior dessa tubulação na qual a temperatura da superfície interna é . 0 ar ambiente ao redor da tubulação está a . Utilizando os dados fornecidos abaixo, determine o que é pedido.
condutividade térmica do aço:
condutividade térmica do amianto:
coeficiente de transferência de calor por convecção:
Se uma camada de isolante térmico 12 cm feita de amianto for colocada sobre a tubulação, qual é o fluxo de calor perdido para o ambiente por unidade de comprimento do duto.
A distribuição de temperaturas, em regime estacionário, em uma parede unidimensional com condutividade térmica e espessura tem a forma . Desenvolva expressões para a taxa de geração de calor por unidade de volume na parede e para os fluxos térmicos em suas duas superfícies e .