Considere um observador para o qual duas cargas iguais se movem paralelamente (i.e., uma do lado da outra com a mesma velocidade).
Como ficam as forças entre as cargas quando vistas por esse observador e por outro que segue as cargas?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre duas cargas elétricas iguais que estão se movendo paralelamente, ou seja, lado a lado com a mesma velocidade. A gente precisa descobrir como as forças entre essas cargas aparecem para dois observadores diferentes: um que está parado vendo as cargas se moverem e outro que está se movendo junto com as cargas. Para resolver isso, vamos usar conceitos de eletromagnetismo, como a Lei de Coulomb e as transformações de campos elétricos e magnéticos quando observados de diferentes referenciais.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar da Lei de Coulomb, que nos diz como duas cargas elétricas interagem quando estão paradas uma em relação à outra. A força elétrica entre duas cargas e separadas por uma distância é dada por:
onde é a constante eletrostática e é um vetor unitário na direção da força.

Passo 3

Agora, vamos pensar no primeiro observador, aquele que está parado enquanto as cargas se movem. Como as cargas estão se movendo, além da força elétrica, elas também criam um campo magnético devido ao seu movimento. Esse campo magnético gera uma força magnética nas cargas, que pode alterar a força total entre elas.

Passo 4

Para calcular essa força magnética, usamos a Lei de Biot-Savart ou a força de Lorentz, que relaciona o campo magnético e a velocidade das cargas:
Como as cargas estão movendo-se na mesma direção, o produto vetorial nos dá a direção e a intensidade da força magnética.

Passo 5

Agora, vamos considerar o segundo observador, que está se movendo junto com as cargas. Para esse observador, as cargas estão em repouso. Então, ele só percebe a força elétrica entre as cargas, pois sem movimento relativo, não há campo magnético gerado pelas cargas.

Passo 6

Para resumir, para o observador parado, as cargas têm tanto uma força elétrica quanto uma força magnética atuando entre elas, resultando em uma força total que pode ser diferente da força apenas elétrica observada por quem está se movendo com as cargas.

Resposta

Portanto, as forças entre as cargas, vistas pelo observador parado, incluem tanto a força elétrica quanto a força magnética devido ao movimento das cargas. Já para o observador que segue as cargas, apenas a força elétrica está presente, já que as cargas estão em repouso nesse referencial.

Exercícios relacionados

Dada uma densidade de corrente elétrica no interior de um fio cilíndrico sólido longo de raio , onde a direção de é ao longo do eixo central e sua magnitude varia linearmente com a distância radial em relação ao eixo, conforme , com . Determine:
(a) A magnitude do campo magnético para e , expresse seu resultado e função dos parâmetros dados no problema.
(b) Calcule o camo em e .
Considere um cilindro infinito de raio com uma densidade de carga dada por .Onde é uma constante e r é a distancia ao eixo do cilindro. Mostre que o módulo do campo elétrico para é dado por
Elabore uma questão sobre circuitos elétricos e responda. (10 esc)
Partindo do tensor do campo eletromagnético
Calcule os invariantes