Considere uma parede plana de espessura L, com uma face mantida à temperatura T0 e a face oposta com temperatura TL, constantes, com T0>TL. A condutividade térmica do material varia com a temperatura segundo a relação k=k0+c T, onde k0 e c são constantes. Determine a densidade de fluxo de calor em regime permanente através da parede.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! Temos uma parede com espessura , uma face a e a outra a , onde . A condutividade térmica depende da temperatura, conforme . Nosso objetivo é encontrar a densidade de fluxo de calor em regime permanente através da parede. Para isso, vamos usar os conceitos de condução de calor e resolver uma equação diferencial que leva em conta a variação da condutividade térmica.

Passo 2

Primeiro, lembrando que em regime permanente, o fluxo de calor q = -k dTdx é constante através da parede. A lei de Fourier para condução de calor nos diz que:
Aqui, é o gradiente de temperatura e é a condutividade térmica, que, nesse caso, varia com a temperatura.

Passo 3

Como dTdx = -qk é constante, podemos rearranjar a equação para relacionar as variáveis:
dTdx = -qk0 + cT
Substituindo pela expressão dada :

Passo 4

Agora, separamos as variáveis para integrar:
(k0 + cT) dT = -q dx
Vamos integrar ambos os lados. Os limites de integração para integralTL^T0 (k0 + cT) dT = -q integral0^L dx vão de a e para de a :

Passo 5

Calculando as integrais:
À esquerda:
integral (k0 + cT) dT = k0 T + c2 T^2
Avaliado de k0 (T0 - TL) + c2 (T0^2 - TL^2) a - q L :
k0 (T0 - TL) + c2 (T0^2 - TL^2) = - q L
À direita:
Então, temos:

Passo 6

Resolvendo para q = -k0 (T0 - TL) + c2 (T0^2 - TL^2)L :
q = k0 (T0 - TL) + c2 (T0^2 - TL^2)L
Como representa a densidade de fluxo de calor, consideramos o valor absoluto:

Resposta

A densidade de fluxo de calor em regime permanente através da parede é:
q = , k0 (T0 - TL) + c2 (T0^2 - TL^2) ,, L ,

Exercícios relacionados

A seção de produção de uma fábrica de plásticos coloca uma folha contínua de plástico de 1,2 m de largura e 0,1 cm de espessura a uma velocidade de 9 m / min. A temperatura de folha de plástico é 95 ^circ C quando exposta ao ar circundante e a seção de 0,6 m de comprimento da folha de plástico é submetida ao fluxo de ar a 25 ^circ C e a velocidade de 3 m / s em ambos os lados ao longo de suas superfícies normais à direção do movimento da folha, como mostrado no esquema a seguir. Determine:
a) A taxa de transferência de calor da folha de plástico para o ar por convecção e radiação;
O bocal de uma mangueira de incêndio apresenta diâmetro igual a 29 mm. De acordo com algumas normas de segurança, o bocal deve ser capaz de fornecer uma vazão mínima de 68 m^3 / h. Determine o valor da pressão na seção de alimentação do bocal para que a vazão mínima seja mantida, sabendo que o bocal está conectado a uma mangueira que apresenta diâmetro igual a 76 mm. Admita fluido ideal.
Resp: P=4,08 kgf / cm^2
O que determina as espessuras relativas das camadas-limite de velocidade e térmica no escoamento laminar? E no escoamento turbulento? Quando de ?
A distribuição de velocidade para o escoamento laminar desenvolvido entre placas paralelas é dada por uumax =1-(2 yh)^2 em que h é a distância separando as placas e a origem está situada na linha mediana entre as placas. Considere um escoamento de água a 15^circ C, com u máx =0,20 m / sá e h=0,2 mm. Calcule a tensão de cisalhamento na placa superior e dê o seu sentido. Esboce a variação da tensão de cisalhamento em uma seção transversal do canal.