Considere a precipitação do a partir de uma solução de Al com concentração 0,015 . (b) Em qual pH a precipitação é completa? .

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que o enunciado está pedindo. Temos uma solução contendo íons alumínio ( ) com concentração de . Queremos descobrir em qual valor de pH ocorre a precipitação completa do hidróxido de alumínio ( ). Para resolver isso, vamos utilizar conceitos de solubilidade e constante de produto de solubilidade ( ).

Passo 2

Vamos escrever a equação de precipitação do hidróxido de alumínio:
Essa equação mostra que um íon reage com três íons hidroxila para formar o precipitado sólido .

Passo 3

A constante de produto de solubilidade ( ) para essa reação é dada por:
Nos foi dado que .

Passo 4

Para que a precipitação seja completa, a solução deve estar no limite da solubilidade, ou seja, quando a equação da constante de solubilidade é satisfeita exatamente. Portanto, substituímos na expressão de :

Passo 5

Vamos resolver para :

Passo 6

Sabemos que:
Substituindo :

Passo 7

Lembrando que:
Podemos calcular o pH:

Resposta

O pH necessário para que a precipitação do seja completa é aproximadamente 3,10.

Exercícios relacionados

Considerando a adição lenta de íons em uma solução contendo íons I , Br e Cl ; todos . © Calcule o % de l- Br precipitado ao se atingir o Kps do do do do
Considere a precipitação do a partir de uma solução de Al com concentração 0,015 . (a) Qual deve ser o pH para iniciar a precipitação?
Em um rótulo de água mineral, consta que há as seguintes quantidades, em massa, de alguns elementos em um litro, de acordo com a tabela abaixo. Elemento Massa (mg) Quantos átomos de potássio há em uma garrafa de água mineral contendo 1,5 L de volume?
A decomposição do dicromato de amônio pode ser representada pela equação:
Se for provocada a decomposição de 0,20 mol de dicromato de amônio, qual será o número de mols de N2(g) e de formados (1,0 ponto)? Considerando que a reação ocorra a e 1 atm de pressão, qual o volume, em litros, de N2?