Considere a reação , em fase gasosa, que ocorre em um reator CSTR à pressão e temperatura constantes. Neste reator, verifica-se uma queda da vazão volumétrica de em relação à vazão volumétrica de entrada. A alimentação deste reator é composta de duas correntes: a da espécie A possui vazão molar de e concentração de e a espécie B possui vazão molar de e
concentração de . Antes de processar esta reação no CSTR, foram realizados testes em um reator batelada isotérmico a volume constante com pressão inicial de 4 atm. Ao chegar em 30 minutos de operação, percebeu-se que a pressão estava em 3 atm. Considerando a lei de velocidade, para a espécie , como , determine o volume do CSTR em estudo. Resp. Vcstr=640,5 L

Passo 1

Entendendo o Enunciado
Estamos lidando com uma reação química gasosa representada por que ocorre em um reator CSTR (Reator Contínuo de Mistura Perfeita) mantendo pressão e temperatura constantes. Observamos uma redução de na vazão volumétrica em relação à vazão de entrada.
Conteúdo da Matéria:
  • Cinética de Reações Químicas
  • Operação de Reatores CSTR
  • Leis dos Gases
O que vamos precisar:
  • Equação de balanço de massa para CSTR
  • Relação entre vazão volumétrica e concentração
  • Dados fornecidos sobre as vazões molares e concentrações das espécies A e B
  • Informações do reator batelada para determinar a constante de taxa

Passo 2

Determinar a Vazão Volumétrica de Entrada
Sabemos que a queda na vazão volumétrica é de , o que significa que da vazão volumétrica de entrada permanece no reator.
Seja a vazão volumétrica de entrada e a vazão volumétrica no CSTR.
Podemos expressar:
Precisamos encontrar primeiro.

Passo 3

Calcular a Vazão Volumétrica de Entrada ( )
A vazão volumétrica pode ser calculada a partir das vazões molares e das concentrações das espécies.
A vazão volumétrica total de entrada é:
Substituindo os valores:
Convertendo para litros (1 dm³ = 1 L):

Passo 4

Determinar a Vazão Volumétrica no CSTR ( )
Usando a relação do Passo 2:

Passo 5

Analisar o Reator Batelada para Encontrar o Valor de
No reator batelada:
  • Volume ( ) é constante
  • Pressão inicial ( ) = 4 atm
  • Pressão após 30 minutos ( ) = 3 atm
Usando a Lei dos Gases Ideais:
onde é o número de mols após 30 minutos.
Calculando :
A variação de mols:
Usando a estequiometria da reação, de A foi consumido.
A taxa de reação:
No reator batelada:
Integrando:

Passo 6

Aplicar o Balanço de Massa no CSTR para Encontrar o Volume
No regime estacionário, o balanço de massa para a espécie A no CSTR é:
Sabemos que:
Considerando que a reação consome para cada :
Rearranjando:
Substituindo :
Sabendo que:
Portanto:
Resolvendo para :
Isso simplifica para:
Usando os valores conhecidos:

Resposta

O volume do CSTR em estudo é de aproximadamente .

Exercícios relacionados

Um tanque contém 150 kmols de uma solução aquosa de ácido fosfórico com 5,00% molar de . Esta solução é concentrada pela adição de ácido fosfórico puro com uma vazão de . Sabendo que a massa especifica do é .
(a) Represente o fluxograma completo do processo; (b) Analise o processo, classifique de acordo com entrada e saída de matéria, diga qual é o regime de operação; © Escreva o balanço de matéria no tanque, represente a expressão que descreve o comportamento desse processo (diga se é diferencial ou integral) e forneça a condição inicial; (d) Use a expressão obtida no item © para deduzir uma expressão para a fração do (em de solução) e calcule (e) O tempo necessário para concentrar a solução até .
Considere três reatores em paralelo processando a reação , em fase gasosa, em condição isotérmica e isobárica. O primeiro reator é um CSTR, cuja alimentação é composta por de (vazão molar de alimentação do sistema), com tempo de residência de 3 min . O segundo reator é um PFR, cuja alimentação é composta por de , com tempo de residência de 1 min . O terceiro reator é um CSTR, cuja alimentação é composta por de , com tempo de residência de 2 min . A alimentação de cada reator possui a mesma concentração de alimentação do sistema. A reação é elementar e a constante de velocidade de reação é igual a .
Deduza a equação da conversão total em função das conversões de cada reator.
Calcule a conversão total do sistema em estudo. Resp.
Um reator contínuo de tanque agitado é usado para produzir um composto R em fase líquida pela reação . A alimentação entra no reator a uma vazão volumétrica (L/s), a concentração do reagente na alimentação é . O volume do conteúdo do tanque é e reator pode ser considerado perfeitamente misturado, tal que a densidade e a concentração de A são iguais a da corrente da saída. Para este processo a velocidade de consumo de A é dada por . Analise o processo de acordo com entrada e saída de matéria, o regime de operação e escreva a equação de balanço para o componente A.
A reação é conduzida em um sistema de reatores no qual existem dois reatores CSTRs em paralelo de volumes iguais (V1 e V2), cuja vazão molar de alimentação de V2 é o tripulo da vazão de V1. As correntes que saem (efluentes) de V1 e V2 se unem formando uma única corrente que alimenta o reator PFR de volume V3 que é cinco vezes maior do que V1. Denominem a conversão de entrada no PFR de X3 e de saída de X 4 . A corrente que sai do reator V 1 possui uma conversão local de igual a (conversão calculada considerando-se a conversão de alimentação deste reator igual a zero). A reação ocorre em fase gasosa, à pressão e temperaturas constantes. Além disto, a alimentação é estequiométrica. A lei de velocidade de reação é de primeira ordem em relação a espécie A, que é a mesma ordem global. Calcule a conversão global X4 da corrente que sai do PFR de volume V3. Resp. X4=0,66