Considere a reação como sendo de segunda ordem: 2A Produtos. A velocidade da reação é igual a . min quando a concentração de A for igual a 2 mols. Se a concentração baixar para a metade do valor, a velocidade será igual a:
a)
b)
c)
d)
e) 5,0 mols/L. min

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre uma reação de segunda ordem: Produtos. Isso significa que a velocidade dessa reação depende do quadrado da concentração de A. A gente sabe que quando a concentração de A é 2 mol/L, a velocidade é 10 mol/L·min. Agora, queremos descobrir qual será a nova velocidade quando a concentração de A diminuir para a metade, ou seja, para 1 mol/L.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula da velocidade para uma reação de segunda ordem. Para uma reação geral Produtos, a velocidade é dada por:
Aqui, é a constante de velocidade e é a concentração de A.

Passo 3

Sabemos que quando mol/L, mol/L·min. Vamos usar esses valores para encontrar a constante :
Agora, queremos saber a velocidade quando é reduzido para 1 mol/L:

Resposta

A velocidade será igual a 2,5 mol/L·min. Portanto, a alternativa correta é a letra d).

Exercícios relacionados

Calcule a entropia padrão de reação a 298 K para a fermentação da glicose em etanol
Durante a realização de um determinado experimento, observa-se que a reação de formação da água ocorre com o consumo de 4 mols de oxigênio por minuto. Consequentemente, a velocidade de consumo do hidrogênio é de:
a)
b)
c)
d)
e)
a. Escreva a equação balanceada para a reação total.
b. Identifique os intermediários.
c. Escreva as leis de velocidade para cada etapa do mecanismo.
d. Se a primeira etapa é lenta e a segunda é rápida, qual a velocidade que você esperaria ser observada para a reação como um todo?
Considerando os conceitos sobre sistemas termodinâmicos, responda indicando qual tipo de sistema é cada um (aberto, fechado ou isolado) e justificando brevemente a resposta em cada caso.
a) Um aquário aberto, onde água e oxigênio podem entrar e sair, e a temperatura do ambiente pode influenciar.