Considere uma rede cristalina cúbica de face centradas, CFC. Represente os planos (1 1 0) e (0 01 );
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado pede para a gente representar os planos (1 1 0) e (0 0 1) em uma rede cristalina cúbica de face centrada, ou CFC. Isso envolve entender conceitos de cristalografia, como a estrutura das redes cristalinas e os índices de Miller que representam os planos cristalinos. Para resolver, vamos precisar lembrar como identificar e desenhar esses planos na estrutura CFC.
Passo 2
Primeiro, vamos refrescar a memória sobre o que é uma rede cristalina cúbica de face centrada (CFC). Nessa estrutura, além dos átomos nos vértices do cubo, há átomos no centro de cada face do cubo. Isso significa que cada posição de átomo é compartilhada entre vários cubos adjacentes.
Passo 3
Agora, vamos falar sobre os índices de Miller, que são uma forma de denominar os diferentes planos dentro da estrutura cristalina. Os índices (h k l) representam interceptações do plano com os eixos cristalográficos. Por exemplo, o plano (1 1 0) intercepta o eixo x em 1, o eixo y em 1 e é paralelo ao eixo z.
Passo 4
Vamos começar com o plano (1 1 0). Para representá-lo na CFC, identificamos os pontos onde esse plano corta os eixos x e y em 1 unidade cada, e ele não intercepta o eixo z (pois l=0). Então, desenhamos uma linha que vai do ponto (1,0,0) ao (0,1,0) no cubo, que será paralelo ao eixo z.
Passo 5
Agora, vamos para o plano (0 0 1). Esse plano intercepta apenas o eixo z em 1 unidade e é paralelo aos eixos x e y. Então, na estrutura CFC, ele será um plano horizontal que passa pelo topo do cubo, cortando o eixo z em 1.
Passo 6
Para visualizar melhor, imagine a estrutura CFC como um cubo com átomos nos vértices e no centro das faces. O plano (1 1 0) será uma das diagonais que corta as faces frontais e laterais, enquanto o plano (0 0 1) será como uma “tampa” horizontal no topo do cubo.
Resposta
Os planos (1 1 0) e (0 0 1) na rede cristalina cúbica de face centrada são representados respectivamente como uma diagonal que corta as faces frontais e laterais do cubo, e um plano horizontal que passa pelo topo do cubo.