Considere o trecho retirado de um artigo da revista Veja publicada no dia 13/05/2016 relatando que o excesso de ácido fólico na gravidez pode dobrar o risco de autismo na criança Sob condições apropriadas, uma solução aquosa de ácido fólico apresenta (sob temperatura de ). Assinale a alternativa correta que contém o valor do pH dessa solução.
Dados: .
A) 4,50
B) 4,64
C) 5,66
D) 4,34

Passo 1

Beleza, vamos lá! O problema fala sobre calcular o pH de uma solução aquosa de ácido fólico. A gente vai usar conceitos de química, especificamente sobre como calcular o pH a partir da concentração de íons de hidrogênio ( ). Pra resolver isso, precisamos entender a relação entre e o pH usando logaritmos.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que o pH é definido pela fórmula:
Isso significa que para encontrar o pH, a gente precisa calcular o logaritmo negativo da concentração de íons de hidrogênio.

Passo 3

No problema, a concentração de é dada por . Então, vamos substituir esse valor na fórmula do pH:

Passo 4

Agora, vamos calcular . Usamos a propriedade dos logaritmos que diz que . Assim:

Passo 5

Sabemos que porque o logaritmo de 10 elevado a uma potência é simplesmente essa potência. Então:

Passo 6

Agora, precisamos calcular . Podemos reescrever como . Assim:
Sabemos que , então . E . Então:

Passo 7

Voltando à nossa equação:

Passo 8

Finalmente, substituímos esse valor na fórmula do pH:

Resposta

O pH da solução é 4,34.

Exercícios relacionados

As frutas em calda são produtos pasteurizados. Com base no pH, é possível prever o aparecimento de certos microrganismos em um determinado produto. Após o equilíbrio entre a calda e as frutas, o pH deve ser menor que 4,5. A Tabela 1 mostra o pH médio de algumas frutas.
Fruta pH
Pêssego 3,5
Pera 4,0
Banana 5,0
Figo 6,0
Considere as informações dadas e leia as afirmativas abaixo:
I. O pH do suco de pêssego é menos ácido que o de banana.
II. A concentração hidrogeniônica do suco de figo é de .
III. O suco de pera é 10 vezes mais ácido que o de banana.
IV. O pOH do suco de figo é igual a 8,0.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I e II.
B) III e IV.
C) II e III.
D) I e IV.
A qualidade dos vinhos que hoje se vendem no mercado é controlada e regulamentada por instituições. Os vinhos só podem ser comercializados desde que cumpram os requisitos estabelecidos por lei depois de devidamente comprovados em laboratório e no teste de degustadores. O grau com que se manifesta o defeito é determinante para a viabilização ou não do vinho como produto alimentar. No vinho podem existir defeitos leves ou menores que não inviabilizam o seu consumo e defeitos graves que depreciam fortemente a bebida, inclusive tornando-o inviável. Um dos defeitos é a formação do ácido acético. A oxidação é umas das alterações mais comuns em vinhos. A presença de oxigênio produz, primeiramente, acetaldeído, que apresenta aroma herbáceo e rançoso. Depois, se produz ácido acético, com aroma de vinagre.
Para verificar a viabilidade do vinho, calcule a constante de ionização de uma solução de ácido acético a 0,1M que está 1,3% ionizado.
A)
B)
C)
D)
E)
No cultivo de plantas um dos aspectos mais importantes é o pH do solo, o qual pode afetar o comportamento delas. As hortênsias, por exemplo, quando cultivadas em solos de características ácidas apresentam flores azuis e em solos de características básicas flores rosas. Sabe-se que o pH do solo varia de acordo com a sua origem/composição como descrito na tabela abaixo. Em que tipos de solos as hortênsias produzirão flores azuis?
Origem pH
Solos humiferos 3,5
Solos arenosos 6,0
Solos vulcânicos
Solos calcários 9,0
A) Apenas nos solos calcários.
B) Nos solos humíferos e arenosos.
C) Apenas nos solos vulcânicos.
D) Apenas nos solos humíferos.
E) Nos solos vulcânicos e calcários.
Enquanto os valores das concentrações de e de indicam o caráter ácido e básico de soluções aquosas expressas por potências negativas, o pH e o pOH identificam a acidez e a basicidade, de determinado meio aquoso por números positivos, de forma mais prática.
Assim, a concentração hidrogeniônica do suco de laranja é, aproximadamente, , e o fluido gástrico apresenta pH igual a 2,0. Levando-se em consideração essas informações sobre os critérios de acidez e basicamente, é correto afirmar:
A) A concentração de no fluido gástrico é zero.
B) O pOH do suco de laranja é igual, aproximadamente, a .
C) O pH de uma solução aquosa de ácido cresce com o aumento da acidez.
D) A ingestão de suco de laranja em jejum causa aumento de acidez e do pH do fluido gástrico.
E) O pH igual a 4 indica que o suco de laranja possui acidez menor que o do fluido gástrico.