Considere a velocidade transversal máxima umax de uma partícula e a velocidade de onda v. Qual das afirmativas seguintes é a mais acertada
(a) umax é sempre maior do que v.
(b) umax é sempre igual a v.
© umax é sempre menor do que v.
(d) umax não tem relação com v.

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão sobre ondas transversais! O enunciado fala sobre a velocidade transversal máxima de uma partícula e a velocidade da onda . Para resolver, precisamos entender o que cada uma dessas velocidades representa e como elas se relacionam numa onda transversal.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é a velocidade transversal máxima . Em uma onda transversal, as partículas do meio vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda. A velocidade transversal máxima é a maior velocidade que uma partícula atinge durante essa vibração.

Passo 3

Agora, a velocidade da onda é a velocidade com que a onda se propaga pelo meio. Ela depende das propriedades do meio, como tensão e densidade.

Passo 4

Para relacionar y(x,t) = ymax sin(kx - omega t) e , vamos considerar a equação da onda transversal:
onde é a amplitude, é o número de onda e é a frequência angular.

Passo 5

A velocidade transversal u = partial ypartial t = -ymax omega cos(kx - omega t) é a derivada de umax = ymax omega em relação ao tempo:
A velocidade máxima ocorre quando , ou seja:

Passo 6

A velocidade da onda v = omegak está relacionada a e pela relação:
Podemos reescrever como .

Passo 7

Substituindo umax = ymax v k na expressão de :
Sabemos que e são constantes para uma onda específica, então é proporcional à velocidade da onda .

Passo 8

Na prática, para ondas mecânicas comuns, a velocidade transverse das partículas nunca supera a velocidade de propagação da onda. Portanto, é sempre menor que .

Resposta

© é sempre menor do que .

Exercícios relacionados

Uma esfera não condutora oca de raio interno a e raio externo R, possui uma densidade volumétrica de carga dada por rho=b r, onde b é uma constante qualquer e r é a distância ao centro. Usando a lei de Gauss, determine o módulo do campo elétrico (a) no interior da esfera; (b) no exterior da esfera. © Responda aos itens (a) e (b) novamente, considerando agora que a esfera é condutora.
Considere uma partícula de carga q1=-2 mu C em x=L, e uma partícula de carga q2=2 mu C na posição x=2 L. Calcule a força resultante sobre uma carga q3=-1 mu C quando ela está localizada (a) na origem; (b) na posição x=L, y=L. Use L=1 nm.
Uma onda senoidal transversal é gerada em uma das extremidades de uma longa corda horizontal através de uma barra, cuja extremidade é movimentada para cima e para baixo dentro de um percurso de 1,30 cm. O movimento é contínuo e repetido regularmente 125 vezes por segundo.
Admitindo-se que a onda se mova no sentido positivo de x e que, em t=0, o elemento da corda em x=0 está na posição de equilíbrio y=0 e se movendo para baixo, encontre a equação da onda.
Um pêndulo é constituído por um corpo de massa m pendurado por um fio de comprimento L. O corpo é desviado da vertical, de modo a fazer um ângulo theta com esta vertical e depois libertado.
b). Achar a tensão no fio, também no ponto mais baixo.
(resposta: a) v=raiz2 g L(1-cos theta); b) T=m g(3-2 cos theta).)