Consideremos as seguintes definições:
(i) Um losango é um paralelogramo cujos lados são congruentes.
(ii) Um retângulo é um paralelogramo cujos ângulos são retos.
(iii) Um quadrado é um retângulo cujos lados são congruentes.
Prove os seguintes itens:
(b) Em um losango, as diagonais são perpendiculares e se bisseccionam.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente tem que provar que, num losango (que é um tipo de paralelogramo com todos os lados iguais), as diagonais se cruzam formando ângulos retos (ou seja, são perpendiculares) e que elas se dividem ao meio quando se encontram. Para isso, vamos precisar usar propriedades dos paralelogramos e um pouco de trigonometria básica.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que num paralelogramo, as diagonais se bissetam, ou seja, se cortam ao meio. Como o losango é um paralelogramo, já sabemos dessa propriedade. Mas vamos mostrar isso detalhadamente.
Passo 3
Imagine o losango ABCD, com diagonais AC e BD se cruzando no ponto O. Como os lados opostos são paralelos e iguais, os triângulos formados pelas diagonais são congruentes. Isso significa que AO = CO e BO = DO, provando que as diagonais se bissetam.
Passo 4
Agora, vamos provar que as diagonais são perpendiculares. Sabemos que em um losango, todos os lados são iguais. Então, vamos considerar os triângulos AOB e COB. Como AO = CO e BO = DO, e os lados do losango são iguais, podemos usar o teorema de Pitágoras para mostrar que os ângulos formados pelas diagonais são retos.
Passo 5
Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo AOB, temos:
Como AB é igual a todos os lados, e AO = CO e BO = DO, isso nos mostra que os ângulos em O são de 90 graus, ou seja, as diagonais são perpendiculares.
Resposta
Portanto, provamos que, em um losango, as diagonais são perpendiculares e se bissetam.