Uma corda oscila de acordo com a equação
.
Quais são (a) a amplitude

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado nos dá a equação de oscilação de uma corda:
A questão pede para encontrarmos a amplitude dessa onda. Estamos lidando com o estudo de ondas, especificamente ondas mecânicas que se propagam em uma corda. Para resolver, vamos identificar os componentes da equação que correspondem à amplitude.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que é amplitude. Amplitude é o valor máximo que a oscilação da onda alcança em relação à posição de equilíbrio. Na equação geral de uma onda, que pode ser escrita como:
Aqui, representa a amplitude.

Passo 3

Comparando a equação geral com a dada no exercício:
Vemos que o termo que multiplica a função seno e cosseno é . Esse termo representa a amplitude da onda, pois indica o deslocamento máximo da corda em relação à posição de equilíbrio.

Resposta

A amplitude da onda é 0,40 cm.

Exercícios relacionados

Uma corda oscila de acordo com a equação
.
Quais são (b) a velocidade das duas ondas (iguais, exceto pelo sentido de propagação) cuja superposição produz esta oscilação?
O potencial coulombiano de uma carga centrada na origem, atenuado pela presença de demais elétrons ocorre comumente em um condutor e é dado por:
sendo uma constante atribuída ao condutor. Determine:
a-) o campo elétrico; b-) a densidade de cargas;
c-) a carga total atribuída a esse potencial.
Como se consegue explicar que a temperatura de um sistema constituido por um gás ideal cai numa expansão adiabática, uma vez que não há troca de calor entre sistema e meio externo e não há interações entre as moléculas?
Sabe-se que, para o cloro gasoso , as constantes de van der Waals são e . Calcule a pressão a que estará submetida uma amostra de de cloro num recipiente de 1 litro a :
considerando comportamento de gás ideal