Um corpo flutua na água com do seu volume imerso. O mesmo corpo quando colocado em um outro líquido, flutua com do seu volume imerso. Determinar a densidade do corpo e a densidade relativa do líquido.

Passo 1

Vamos resolver um exercício sobre flutuação de um corpo em diferentes líquidos. Aqui, trabalharemos com conceitos de densidade e Princípio de Arquimedes. Precisaremos usar fórmulas que relacionam a densidade do corpo com a densidade dos líquidos e a fração do volume imerso.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que quando um corpo flutua, a força de empuxo iguala o peso do corpo. O empuxo é dado pela fórmula:
í
E o peso do corpo é:
Onde:
  • í é a densidade do líquido,
  • é o volume imerso,
  • é o volume total do corpo,
  • é a aceleração da gravidade.

Passo 3

Como o corpo está em equilíbrio quando flutua, podemos igualar as duas expressões:
í
Podemos simplificar e rearranjar a equação:
í

Passo 4

No primeiro líquido (água), sabemos que do volume total, ou seja, . A densidade da água é á. Substituindo na fórmula:

Passo 5

Agora, no segundo líquido, o volume imerso é do total, ou . Sabemos a densidade do corpo ( ), então podemos encontrar a densidade do segundo líquido ( í):
í
Simplificando:
í

Resposta

A densidade do corpo é e a densidade relativa do segundo líquido é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Você precisa determinar a densidade de um líquido desconhecido e nota que um bloco flutua neste líquido com da lateral do bloco submerso. Quando o bloco é colocado na água, ele também flutua, mas com submersos. Qual é a densidade do líquido desconhecido?
A pressão em um recipiente com gás é medida por um manômetro de mercúrio. O mercúrio está mais alto no ramo externo do que no ramo conectado à célula de gás.
a. Qual é a pressão do gás?
O elevador hidráulico de uma oficina mecânica está cheio de óleo. Um carro se encontra sobre um pistão com 25 cm de diâmetro. Para levantar o carro, utiliza-se ar comprimido para pressionar um pistão de de diâmetro.
a. Que força de pressão do ar sustentará um carro de 1.300 kg com o pistão de ar comprimido?
Considere uma espira circular de raio localizada no plano e conduzindo uma corrente .
a- Calcule o campo magnético em um ponto axial (situado no eixo da espira), localizado a uma distância do centro da espira (Utilice a lei de Biot-Savart);
b- Quanto vale o campo magnético no centro da espira?