O que é um corpo neutro?

Passo 1

Resumo do Enunciado: A pergunta é “O que é um corpo neutro?”. Vamos abordar esse tema dentro da física, especificamente no estudo das cargas elétricas. Para entender e resolver essa questão, vamos precisar conhecer os conceitos básicos de carga elétrica e neutralidade.

Passo 2

Entendendo Carga Elétrica: Carga elétrica é uma propriedade fundamental da matéria que faz com que partículas interajam umas com as outras através de forças eletromagnéticas. Existem dois tipos de cargas: positiva e negativa. Cargas iguais se repelem, enquanto cargas opostas se atraem.

Passo 3

Conceito de Corpo Neutro: Um corpo neutro é aquele que possui igual quantidade de cargas positivas e negativas. Isso significa que a soma total das cargas é igual a zero, ou seja, não há excesso de carga positiva nem negativa. As cargas se equilibram de maneira que não há atração ou repulsão líquida atuando no corpo.

Passo 4

Importância da Neutralidade: A neutralidade é importante porque influencia como os corpos interagem eletromagneticamente. Um corpo neutro não atrai ou repele outros corpos carregados de forma significativa, a menos que haja uma redistribuiç��o de cargas devido a indução ou contato.

Resposta

Um corpo neutro é aquele que possui a mesma quantidade de cargas positivas e negativas, resultando em uma carga elétrica total igual a zero. Dessa forma, o corpo não apresenta excesso de carga positiva nem negativa.

Exercícios relacionados

Liga-se por uma corda, passando sobre uma polia, um bloco de massa que se encontra sobre uma superficie horizontal, com coeficiente de atrito de escorregamento entre o bloco e o plano , a um bloco suspenso, de massa .
a. Qual a aceleração do sistema?
Considere que a intensidade do campo magnético gerado por uma corrente elétrica que percorre um cabo coaxial cilíndrico é dada por,
Considerando as informações acima, e k constantes positivas, sabendo que o campo magnético é circular ao fio, considerando o sistema de coordenadas polares e que o campo magnético flua através de uma superfície gaussiana circular de raio unitário calcule a força eletromotriz através da lei de Faraday.
Considere um sistema massa-mola, massa , constante elástica . O bloco é deslocado, esticando a mola de em relação a sua posição de equilíbrio. Neste instante se imprime uma velocidade na intenção de comprimir a mola. Com estas condições iniciais determine a amplitude e a fase do movimento e escreva a equação do deslocamento como função do tempo. (Deixe clara a adoção dos sentidos e o porque dos sinais que você utilizou.)
Um sistema é considerado amortecido quando a amplitude do movimento cai com o tempo. Há várias formas de incluir uma força de amortecimento, a mais comum e simples de se resolver do ponto de vista da EDO resultante é quando observamos uma força proporcional a . Para este caso resolva a EDO de um sistema massa-mola amortecido. Considere o caso sub-crítico. Se a amplitude cai pela metade após um tempo , determine a perda de energia após este mesmo tempo.