Um cubo de lado de 7 cm com massa de 200 g é colocado na água de tal maneira que flutua parado com uma das faces paralela ao líquido. Considere a pressão atmosférica.
(43a) Qual é a densidade do cubo? Faz sentido que ele flutue?
(43b) Calcule a força de empuxo sobre o cubo.
(43c) Com base no resultado do item anterior, encontre o quanto do cubo está submerso.
(43d) Calcule a pressão da água na base do cubo com precisão de 1 Pa .
(43e) Calcule, usando a pressão na água como função da profundidade, a força da água sobre o cubo e a força do ar sobre o cubo.

Passo 1

Beleza, vamos resolver o exercício sobre o cubo que está flutuando na água. A questão nos pede para calcular a densidade do cubo e verificar se faz sentido ele flutuar. Para isso, vamos usar conceitos de densidade e princípio de Arquimedes. Vamos precisar das medidas do cubo (lado e massa) e lembrar que a densidade é massa dividida pelo volume.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a densidade do cubo. A densidade ( ) é dada pela fórmula:
Sabemos que a massa do cubo é de 200 g e o lado é de 7 cm. Vamos converter a massa para kg para manter as unidades padrão:
O volume ( ) de um cubo é dado por:
Convertendo o volume para metros cúbicos:
Agora, calculamos a densidade:

Passo 3

Agora, vamos verificar se faz sentido o cubo flutuar. Sabemos que um objeto flutua na água se sua densidade for menor que a da água. A densidade da água é aproximadamente .
Como a densidade do cubo é de aproximadamente , que é menor que a da água, faz sentido que ele flutue.

Resposta

A densidade do cubo é aproximadamente e faz sentido que ele flutue, já que sua densidade é menor que a da água.

Exercícios relacionados

Um cano largo de área transversal igual a é conectado em três canos mais estreitos de área transversal igual a . O sistema é percorrido por água com pressão de 2 atm no cano mais largo.
(38a) Qual é a pressão nos canos mais estreitos se estes estão à mesma altura do cano mais largo?
(38b) Se um dos canos mais estreitos é colocado a uma altura de e a água nele tem velocidade de , qual é a velocidade no cano mais largo?
Um quarto de uma casa possui uma janela de vidro fechada com área de . O quarto está à temperatura de 20,0 C e o exterior à 0,0 C.
(19a) Se a espessura do vidro é de , quanto de calor o quarto perde em uma hora?
(19b) Para não gastar muita energia, dobramos a espessura do vidro e mantemos o quarto a 10,0 C. Nesse caso, quanto calor é perdido por hora?
A pressão da água no serviço de abastecimento que chega a nossas casas pode variar, um valor possível é na entrada, ao nível da rua, do sistema de abastecimento da casa ou do prédio. Nesse problema consideramos que a água chega com velocidade muito baixa.
(8a) Qual é a altura do maior prédio que poderia teoricamente ser abastecido por este sistema?
(8b) Com que velocidade a água sairá na torneira que está mais alta do que a entrada do sistema?
Há um gás de oxigênio em um cilindro à pressão de 20 MPa .
(20a) Qual é a velocidade ao quadrado média das partículas que batem nas paredes do cilindro?
(20b) Quantas partículas por unidade de tempo batem em do cilindro? Esse número é obtido com a ajuda da integral de de zero a infinito e a densidade do gás.