Dada a equação, calcule o calor liberado quando de se convertem em .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa calcular o calor liberado quando 74,6 g de se transformam em usando a reação química fornecida. Para isso, vamos usar conceitos de entalfia de reação e cálculo de moles. Vamos precisar saber como converter gramas em moles e aplicar a variação de entalpia da reação.

Passo 2

Primeiro, vamos descobrir quantos moles de temos em 74,6 g. Para isso, usamos a fórmula:
ú
A massa molar de é:
Então,

Passo 3

Agora, sabemos que a variação de entalpia ( ) da reação é -99,1 kJ/mol. Esse valor significa que para cada mol de que reage, 99,1 kJ de calor são liberados (o sinal negativo indica liberação de calor).

Passo 4

Para descobrir o calor total liberado pela conversão de 74,6 g de , multiplicamos o número de moles de pela variação de entalpia da reação:

Resposta

O calor liberado na conversão de 74,6 g de em é aproximadamente -115,3 kJ.

Exercícios relacionados

Um motor de automóvel realiza 520 kJ de trabalho e produz 220 kJ de energia na forma de calor. Qual a variação da energia interna do motor? Considere o motor, o combustível e os gases do escapamento como um sistema fechado.
Um gás num pistão foi aquecido utilizando-se 500 J de calor. O pistão se deslocou por meio da expansão do gás em contra uma pressão constante de . (a) Calcule o trabalho realizado. (b) Calcule a variação da energia interna. © Ao final da expansão, o sistema (gás) ganhou ou perdeu energia?
Suponha que um cofre de cinco toneladas é erguido em 20 metros de altura para ser instalado em um banco comercial. (gravidade ) (a) Qual foi o trabalho realizado para erguer o cofre? (b) Qual foi a mudança de energia interna do cofre (sistema)?
O alumínio é empregado como redutor de óxidos no processo denominado de aluminotermia, conforme a equação química abaixo. Segundo a equação abaixo e os valores de entalpia de formação, calcule a entalpia da reação de redução para a obtenção do metal manganês - .
Substância Entalpia de formação <br> à 298 K