Num dado processo fornecemos 500 cal de calor a um sistema e ao mesmo tempo realizamos um trabalho de sobre o mesmo. Qual a variação em sua energia interna?

Passo 1

Então, a gente tem um sistema que recebe 500 calorias de calor e, ao mesmo tempo, faz um trabalho de 120 Joules sobre ele. A pergunta é: qual é a variação na energia interna desse sistema? Vamos usar a primeira lei da termodinâmica para resolver isso e, antes de mais nada, vamos converter as calorias para Joules para ficar tudo na mesma unidade.

Passo 2

Primeiro, vamos converter as 500 calorias para Joules. Sabemos que 1 cal = 4,184 J, então:
Agora temos que o sistema recebe 2092 Joules de calor.

Passo 3

A primeira lei da termodinâmica diz que a variação da energia interna ( ) é igual ao calor fornecido ao sistema ( ) mais o trabalho realizado sobre o sistema ( ):
Substituindo os valores que temos:

Resposta

A variação na energia interna do sistema é de 2212 Joules.

Exercícios relacionados

Um transdutor ultrassônico (uma espécie de alto-falante), usado para diagnóstico médico, oscila com uma frequência igual a . Quanto dura uma oscilação e qual é a frequência angular?
MHS vertical num carro velho. Os amortecedores de um carro velho de 1000 kg estão completamente gastos. Quando uma pessoa de 980 N sobe lentamente no centro de gravidade do carro, ele se abaixa . Quando essa pessoa está dentro do carro durante uma colisão com um obstáculo, o carro oscila verticalmente com um MHS. Considerando o carro e a pessoa uma única massa apoiada sobre uma única mola, calcule o período e a frequência da oscilação.
(R: s e )
Um fio de nicromo (uma liga de níquel-cromo-ferro normalmente usada em elementos de aquecimento) possui um de comprimento e de área de seção transversal. Ele transporta uma corrente de quando uma diferença de potencial de 2,0 volts é aplicada entre as suas extremidades. Calcule a condutividade do nicromo. R: .
Qual o volume ocupado por este gás se ele se expande até que a pressão manométrica seja nula e a temperatura final seja de ? OBS: pressão manométrica é a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica.