Dados os Subespaços,
U=p(t) in P^2(R) / p^prime(t)=0
W=p(t) in P^2(R) / p(0)=p(1)=0
de V=P^2(R). Determine
c) uma base e dimensão de U cap W.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem dois subespaços, e , dentro do espaço , que é o conjunto de todos os polinômios de grau no máximo 2 com coeficientes reais. O que a gente precisa fazer aqui é descobrir uma base e a dimensão da interseção desses dois subespaços, ou seja, . Para isso, vamos entender o que cada subespaço representa e como eles se relacionam.

Passo 2

Primeiro, vamos dar uma olhada no subespaço U = p(t) in P^2(R) mid p^prime(t) = 0 :
Isso significa que é o conjunto de todos os polinômios de grau no máximo 2 cuja derivada é zero. Um polinômio cuja derivada é zero não muda com relação a , ou seja, ele é constante. Então, é o conjunto de todos os polinômios constantes.

Passo 3

Agora, vamos ver o subespaço W = p(t) in P^2(R) mid p(0) = p(1) = 0 :
Aqui, é o conjunto de todos os polinômios de grau no máximo 2 que satisfazem as condições e . Basicamente, são polinômios que passam pelos pontos e .

Passo 4

Agora, queremos encontrar p(0) = c = 0 e p(1) = c = 0 , ou seja, os polinômios que são tanto constantes quanto satisfazem . Como é o conjunto de polinômios constantes, qualquer pode ser escrito como , onde é uma constante real.
Para que também esteja em , precisamos que:
Isso implica que . Portanto, o único polinômio que está em ambos os subespaços é o polinômio constante zero.

Passo 5

Então, U cap W = 0 contém apenas o polinômio zero:
Uma base para é o conjunto que gera esse espaço. Como só temos o vetor zero, a base é o conjunto vazio, o que significa que a dimensão é zero. Em termos de bases, geralmente não incluímos o vetor zero porque ele não adiciona nada à geração do espaço.

Resposta

Uma base para é o conjunto vazio e a dimensão é zero.

Exercícios relacionados

Os pontos de trisseção do segmento A(4,3,0) e B(-2,-3,3) são M e N. Unindo-os ao ponto P(0,-1,0), obtêm-se as retas P M e P N. Calcule o ângulo formado pelas mesmas.
Determine a equação geral do plano pi que passa pelo ponto da reta
s:(x, y, z)=(1,1,0)+t(1,1,-1)
e é ortogonal lado B C do triângulo equilatero triang<= A B C sendo A(1,1,0) e sabendo-se que o lado B C está contido na reta r:(x, y, z)=(0,0,0)+t(0,1,-1). (Dica: Obtenha os os vertices B e C do triang<= A B C e use cos theta=midlang<=u, v||mid u||v| e cos 60=12).
Os vértices de um triângulo são O(0,0,0), A(3,4,0) e B(1,2,2). Forme as equações reduzidas da bissetriz interna do ângulo A O B e determine sua interseção com o lado A B.
Determine as equações da reta r definida pelos pontos A(2,-1,4) e B=r1 cap r2 com r1: x-12=y-34=z-1-2 e r2: x & =2+t y & =-1+2 t z & =4-2 t