Dados os vetores e
a) Verifique se são perpendiculares ou paralelos.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão nos dá dois vetores, e . A gente precisa descobrir se esses vetores são perpendiculares ou paralelos. Para isso, vamos usar conceitos de álgebra vetorial, como produto escalar para verificar perpendicularidade e verificar se um vetor é múltiplo do outro para ver se são paralelos.

Passo 2

Primeiro, vamos verificar se os vetores são perpendiculares. Dois vetores são perpendiculares se o produto escalar deles for igual a zero. O produto escalar de e é calculado assim:

Passo 3

Calculando o produto escalar:
Como o produto escalar não é zero ( ), os vetores não são perpendiculares.

Passo 4

Agora, vamos verificar se os vetores são paralelos. Dois vetores são paralelos se um for um múltiplo escalar do outro. Isso significa que existe um número tal que:
Vamos comparar os componentes de e :
Para a componente :
Para a componente :
Como os valores de são iguais ( ) para ambas as componentes, concluímos que .

Resposta

Os vetores e são paralelos, pois um é múltiplo escalar do outro ( ). Eles não são perpendiculares.

Exercícios relacionados

Uma mola de flexão está sujeita a uma tensão flutuante que varia de 160 a 360 MPa por ciclos. Em seguida, outra tensão de 0 a 200 MPa é aplicada por ciclos. Se a carga muda então para uma tensão que varia de -100 a 330 MPa , quantos ciclos a mola suportará antes de falhar por fadiga? A mola possui e . Utilize Gerber.
Uma máquina operatriz gira a uma velocidade de 100 rpm e sofre uma carga axial excêntrica de a 45 kN . O eixo da máquina possui diâmetro e feito de aço AISI 1015, com e possui acabamento superficial comercialmente polido. Considerando uma confiabilidade de e fator de segurança de 2,5, calcule: O diâmetro do eixo para uma vida de 500 mil ciclos.
Dados os vetores e
d) Determine o produto vetorial entre eles.
Em treliças planas, a condição é condição necessária e suficiente para garantir que a estrutura seja estável? Justifique sua resposta.