Decida qual o tipo de força intermolecular presente em cada caso seguinte, e organize-as na ordem crescente da intensidade da interação. 1. No metano líquido,
. 2. Numa mistura de água e metanol,
e
. 3. Na soluça de LiCl em água.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão pede para a gente identificar que tipo de força intermolecular está presente em cada situação e, depois, organizar essas forças em ordem crescente de intensidade. Para resolver isso, vamos precisar entender os diferentes tipos de forças intermoleculares, que são as interações entre as moléculas. Vamos ver quais são essas forças e como aplicá-las em cada caso do exercício.
Passo 2
Primeiro, vamos olhar para o metano líquido,
. O metano é uma molécula bem simples e não tem cargas elétricas permanentes porque é uma molécula apolar. Então, a força intermolecular que atua aqui é a força de dispersão de London. Essas forças são as mais fracas e ocorrem em moléculas não polares devido à formação de dipolos temporários.
Passo 3
Agora, vamos para a mistura de água e metanol,
e
. Tanto a água quanto o metanol são moléculas polares e têm a capacidade de formar ligação de hidrogênio. A ligação de hidrogênio é uma forma bastante forte de força dipolo-dipolo, onde o hidrogênio está ligado a átomos altamente eletronegativos como oxigênio ou nitrogênio.
Passo 4
Por último, temos a solução de LiCl em água. Quando o LiCl se dissolve na água, ele se dissocia em íons
e
. Esses íons interagem fortemente com as moléculas de água através de interações íon-dipolo. As interações íon-dipolo são ainda mais fortes do que as ligações de hidrogênio porque envolvem a atração entre cargas completas (íons) e dipolos permanentes.
Resposta
Então, organizando as forças intermoleculares em ordem crescente de intensidade, temos:
- Metano líquido,
— Forças de dispersão de London. - Mistura de água e metanol,
e — Ligações de hidrogênio. - Solução de LiCl em água — Interações íon-dipolo.