Decida se é verdadeira ou falsa cada uma das afirmações abaixo:
, então e são paralelos.

Passo 1

Vamos analisar a afirmação:
, então , e são paralelos.
Aqui, estamos trabalhando com vetores e magnitude (ou módulo) de vetores, que é uma parte da Geometria Vetorial. Para resolver isso, precisamos entender como as magnitudes e direções dos vetores se relacionam quando eles são somados.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a magnitude de um vetor , denotada por , representa o comprimento do vetor.
Quando somamos dois vetores e , o vetor resultante depende tanto das magnitudes quanto das direções dos vetores originais.

Passo 3

A regra do triângulo nos diz que:
A igualdade ocorre se e somente se os vetores e forem paralelos e na mesma direção.

Passo 4

Na afirmação do exercício, temos:
Comparando com a regra do triângulo, isso só acontece quando e são paralelos e apontam na mesma direção. Portanto, também será paralelo a eles.

Resposta

Verdadeira. Se , então , e são vetores paralelos.

Exercícios relacionados

O paralelogramo ABCD é determinado pelos vetores e , sendo M e N pontos médios dos lados DC e AB , respectivamente. Complete as sentenças convenientemente:
Uma bola de boliche de raio e massa desce rolando a partir do repouso uma rampa de comprimento . A rampa está inclinada em um ângulo em relação a horizontal. Qual a velocidade da bola quando chega ao final da rampa? Suponha que ela tenha densidade constante.
Obter o ponto do eixo das abscissas equidistantes dos pontos e .
Utilizando a tecnologia moderna, é possível construir um volante que armazene suficiente energia para movimentar um automóvel. Quando o volante é previamente posto em rotação, a energia é armazenada como energia cinética de rotação. Esta energia é então transferida gradualmente para o automóvel, por meio de um sistema de engrenagens que movimenta o carro. Suponha que esse volante seja um cilindro sólido de massa e raio . Se o volante gira a , que quantidade de energia cinética ele poderá armazenar?