a) Defina as entradas e saídas do sistema. Considere sinais que indiquem movimentação no sentido horário e anti-horário, o número no qual o botão está posicionado, etc.
Passo 1
Beleza, vamos entender o que a pergunta está pedindo. O exercício quer que a gente defina as entradas e as saídas de um sistema. Para isso, devemos considerar sinais que indicam se está girando no sentido horário ou anti-horário, o número em que o botão está posicionado, e possivelmente outros sinais relacionados. Nosso foco aqui é entender como o sistema recebe informações (entradas) e o que ele produz como resultado (saídas).
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre entradas. As entradas são os sinais ou informações que o sistema recebe do ambiente ou de componentes externos. No nosso caso, as entradas vão incluir:
- Sinal de sentido horário (CW): um sinal que indica que o sistema está girando no sentido horário.
- Sinal de sentido anti-horário (CCW): um sinal que indica que o sistema está girando no sentido anti-horário.
- Posição do botão: o número no qual o botão está atualmente posicionado. Isso pode ser representado por um valor numérico ou binário, dependendo do sistema.
Passo 3
Agora, vamos definir as saídas do sistema. As saídas são as informações ou sinais que o sistema produz com base nas entradas que recebe. No nosso caso, as saídas podem incluir:
- Estado atual do sistema: uma indicação de qual posição ou modo o sistema está atualmente.
- Comandos de controle: comandos que podem ser enviados para outros dispositivos ou componentes com base na interação do usuário (como girar no sentido horário ou anti-horário).
- Feedback visual ou sonoro: sinais que informam ao usuário sobre a ação que foi realizada, como um LED que acende ou um som que toca.
Passo 4
Para relacionar entradas e saídas, precisamos entender como o sistema processa as informações. Por exemplo:
- Quando o sinal de sentido horário (CW) é ativado e o botão está na posição 3, o sistema pode atualizar o estado atual para refletir essa posição e enviar um comando de controle correspondente, como aumentar o volume se estivermos falando de um controle de áudio.
- Se o sinal de sentido anti-horário (CCW) for recebido com o botão na posição 2, o sistema pode diminuir o volume e atualizar o estado atual para a nova posição.
Passo 5
Vamos resumir as definições:
-
Entradas:
- Sinal de sentido horário (CW)
- Sinal de sentido anti-horário (CCW)
- Posição do botão
-
Saídas:
- Estado atual do sistema
- Comandos de controle
- Feedback visual ou sonoro
Resposta
As entradas do sistema são os sinais de sentido horário (CW), sentido anti-horário (CCW) e a posição numérica do botão. As saídas incluem o estado atual do sistema, comandos de controle baseados nas entradas e feedback visual ou sonoro para o usuário.
Exercícios relacionados
c) Caracterize a complexidade dessa implementação pela contagem do número de AND, OR e NOT necessários para realizar cada uma das cinco saídas (ex: ANDs de 2 entradas, ANDs de 3 entradas, etc.).
b) Escreva as equações booleanas para cada uma das cinco saídas.
e) Um circuito que aceita como entradas dois números decimais no intervalo de 0 a 9, que produz um 0 se eles são diferentes e um 1 se eles são idênticos.
a) Desenvolva a tabela verdade para a função revisada, com quatro entradas para representar o mês, uma entrada para indicar um ano bissexto e as cinco saídas como indicado acima.