Demonstre que a distribuição de temperaturas em uma esfera de raio r0, constituída de material homogêneo no qual a energia liberada a uma taxa uniforme por volume unitário qg é
T(r)=T0+qg r0^26 k[1-(rr0)^2]

Passo 1

Vamos resolver um exercício sobre distribuição de temperaturas dentro de uma esfera. O problema nos pede para demonstrar que a temperatura em qualquer ponto a uma distância T(r)=T0+qg r0^26 k[1-(rr0)^2] do centro da esfera é dada por:
Para isso, vamos precisar conhecer a equação do calor em regime permanente com geração interna de calor e aplicar condições de simetria apropriadas para uma esfera homogênea.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar da equação do calor em regime estacionário com geração de calor interno. Em coordenadas esféricas, assumindo simetria radial (ou seja, a temperatura depende apenas de 1r^2ddr(r^2 dTdr) + qgk = 0 ), a equação fica:
Aqui, é a temperatura, é a posição radial, é a taxa de geração de calor por unidade de volume, e é a condutividade térmica do material.

Passo 3

Vamos simplificar a equação. Multiplicamos ambos os lados por ddr(r^2 dTdr) + qgk r^2 = 0 para eliminar o denominador:

Passo 4

Integramos a equação em relação a r^2 dTdr = -qgk r^33 + C1 . A primeira integral será:
Onde é a constante de integração.

Passo 5

Resolvemos para dTdr = -qg r3k + C1r^2 :

Passo 6

Integramos novamente para encontrar T(r) = -qg r^26k + C1-r + C2 :
Onde é outra constante de integração.

Passo 7

Simplificamos a expressão:
T(r) = T0 + qg r0^26k[1 - (rr0)^2]
Aqui, é a temperatura na superfície da esfera ( ), ajustando as constantes de integração conforme as condições de contorno.

Resposta

A distribuição de temperaturas na esfera é dada por:
T(r)=T0+qg r0^26 k[1-(rr0)^2]

Exercícios relacionados

Um longo cilindro oco é construído com material cuja condutividade térmica é uma função da temperatura, de acordo com a relação k=0,06+0,0006 T, onde T é expressa em ^circ F e k em BTU/h ft ^circ F. Os raios interno e externo do cilindro são, respectivamente, de 5 e 10 polegadas. Sob as condições de estado estacionário, a temperatura na superficie interna é 800^circ F e na externa, 200^circ F.
Calcule a taxa de transferência de calor por pé linear, levando em conta a variação na condutividade térmica com a temperatura.
Uma parede plana, com 2L de espessura, tem fontes internas de calor cuja taxa de geração varia de acordo com
qg=q0 cos (a x)
onde q0 é o calor gerado por volume unitário no centro da parede ( x=0 ) e a é uma constante. Se os dois lados forem mantidos a uma temperatura constante de Tw. Derive uma expressão para a perda total de calor por unidade de área da superfície da parede.
Quais dos seguintes conjuntos de equações representam possíveis casos de escoamento tridimensional incompressível? u=x+y+z^2; v=x-y+z ; w=2 x y+y^2+4 ;
Utilizando a lei de Fourier, mostre que a taxa de transferência de calor por condução através do isolamento pode ser representada por qr=4 pi k(Ts, 1-Ts, 2)(1 / r1)-(1 / r2). Fazendo um balanço de energia em
uma superfície de controle envolvendo o recipiente, obtenha uma expressão alternativa para qr, expressando o seu resultado em termos de dotq e r1.