Descreva os ângulos de ligação encontrados em cada uma das estruturas moleculares a seguir. Dê exemplos de moléculas que apresentam cada uma dessas geometrias: (d) linear.

Passo 1

Beleza, você quer entender mais sobre os ângulos de ligação em estruturas moleculares, especificamente sobre a geometria linear. Para resolver isso, vamos precisar conhecer um pouco sobre teoria da geometria molecular e como os átomos se organizam ao redor de um núcleo central.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o que são ângulos de ligação. Esses ângulos são as medidas entre os átomos que estão ligados a um átomo central em uma molécula. Eles nos ajudam a entender a forma que a molécula vai ter.

Passo 3

Agora, sobre a geometria linear. Quando uma molécula tem essa forma, os átomos estão alinhados em uma linha reta. Isso acontece geralmente quando o átomo central tem duas áreas de elétrons ao seu redor, que podem ser pares de elétrons ligantes ou não ligantes. Com duas áreas, o ângulo entre os átomos ligados é de 180 graus.

Passo 4

Um exemplo clássico de molécula com geometria linear é o dióxido de carbono (CO₂). Nesse caso, o átomo de carbono está no meio, e os dois átomos de oxigênio estão em linha reta com ele. Assim, o ângulo entre os oxigênios é de 180°.

Passo 5

Outro exemplo é o monóxido de carbono (CO). Também possui uma estrutura linear, com o átomo de carbono e o de oxigênio alinhados, mantendo o ângulo de 180° entre eles.

Resposta

Então, na geometria linear, os ângulos de ligação são de 180 graus, e exemplos de moléculas que apresentam essa geometria são o dióxido de carbono (CO₂) e o monóxido de carbono (CO).

Exercícios relacionados