Descreva um mecanismo para a ciclização de Dieckmann.
Passo 1
Beleza, vamos lá! Você pediu para descrever o mecanismo da ciclização de Dieckmann, que faz parte da química orgânica, mais especificamente das reações de condensação. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre reagentes como diesteres e como eles reagem na presença de uma base para formar ciclos.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre o que é a ciclização de Dieckmann. É uma reação intramolecular, ou seja, ocorre dentro da própria molécula, onde um diester reage na presença de uma base forte para formar um ciclo β-cetoéster. Isso é parecido com a reação de Claisen, mas acontece dentro da mesma molécula.
Passo 3
Vamos imaginar que temos um diester, que é um composto com duas funções éster. A população de elétrons no oxigênio do éster é importante aqui. Quando adicionamos uma base forte, como o hidróxido de sódio (
), ela vai retirar um próton (H⁺) do carbono entre os dois grupos éster, formando um ânion enolato.
Passo 4
Esse ânion enolato é bem reativo e vai atacar o carbono carbonílico de um dos grupos éster. É como se fosse uma pequena bomba de elétrons que se direciona para o carbono que está ligado ao oxigênio carbonílico.
Passo 5
Depois que o enolato ataca o átomo de carbono carbonílico, ocorre a formação de uma nova ligação carbono-carbono, fechando o ciclo. Isso forma um anel de cinco ou seis membros, dependendo do diester inicial. No caso da Dieckmann, geralmente forma-se um anel de cinco membros.
Passo 6
Finalmente, após a formação do anel, ocorre a protonação do oxigênio para estabilizar a molécula, resultando no β-cetoéster ciclíco.
Resposta
O mecanismo da ciclização de Dieckmann envolve a desprotonação do diester por uma base forte para formar um enolato, que então ataca intramolecularmente o grupo carbonílico de outro éster, formando um anel β-cetoéster. A sequência completa é:
- Desprotonação do diester pela base para formar o enolato.
- Ataque nucleofílico do enolato no carbono carbonílico.
- Formação do ciclo β-cetoéster através da criação da nova ligação carbono-carbono.
- Protonação do oxigênio para finalizar a formação do ciclíco.
Isso resulta na formação de um composto cíclico β-cetoéster a partir de um diester por meio da ciclização de Dieckmann.
Exercícios relacionados
Quais dentre os haletos abaixo devem dar rendimentos elevados na alquilação de éster acetoacético (produto da condensação de Claisen de acetato de etila)? c. 2-bromo-2-metil-propano;
Que produto você espera obter quando propionato de etila (2 moles) é tratado com etóxido de sódio (1 mol) em etanol? Descreva o mecanismo da reação.
Sugira um mecanismo de síntese para cada um dos compostos abaixo a partir do éster acetoacético ou do éster malônico (malonato de dietila) e qualquer reagente necessário: 3-metil-2-hexanol;
Quantos gramas de
devem ser misturados com
de
para produzir 100 mL de tampão com pH
Dados:
Dados: