Descreva sobre o efeito do íon comum no sistema ácido fórmico ( HCOOH ) e formiato de potássio (HCOOK) em relação às concentrações das espécies e pH da solução.
Passo 1
Vamos resolver uma questão sobre o efeito do íon comum no sistema que envolve ácido fórmico (HCOOH) e formiato de potássio (HCOOK). A gente vai precisar entender conceitos de equilíbrio químico e como a presença de um íon comum afeta as concentrações das espécies químicas e o pH da solução.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é o efeito do íon comum. Íon comum ocorre quando duas substâncias dissolvidas em uma solução compartilham um mesmo íon. Nesse caso, o íon comum é o formiato (HCOO⁻), presente tanto no ácido fórmico quanto no formiato de potássio.
Passo 3
O ácido fórmico (HCOOH) se dissocia em água da seguinte forma:
Quando adicionamos formiato de potássio (HCOOK), que também se dissocia completamente em água:
Agora, temos mais íons HCOO⁻ na solução.
Passo 4
De acordo com o Princípio de Le Chatelier, se aumentarmos a concentração de um dos íons em um sistema em equilíbrio, o sistema vai reagir para minimizar esse aumento. Então, adicionando mais HCOO⁻, o equil��brio da dissociação do HCOOH se desloca para a esquerda, reduzindo a quantidade de íons H⁺ e HCOO⁻ provenientes do ácido fórmico.
Passo 5
Com a diminuição da concentração de íons H⁺, o pH da solução aumenta (fica menos ácido). Além disso, a concentração das espécies HCOOH aumenta, pois menos ácido está se dissociando, e a concentração de HCOO⁻ também aumenta devido à adição do formiato de potássio.
Resposta
O efeito do íon comum no sistema ácido fórmico e formiato de potássio faz com que, ao adicionar HCOOK, a concentração de HCOO⁻ aumenta, o que diminui a concentração de íons H⁺ e a concentração de HCOOH. Como resultado, o pH da solução aumenta, tornando-a menos ácida.
Exercícios relacionados
Determine a concentração de todas as espécies de soluto presentes em uma solução de ácido nitroso (
) 0,50
e calcule o pH dessa solução
[Resposta;
]
Para determinar o teor de nitrogênio em uma amostra de fertilizante nitrogenado um analista utilizou o método da liga de Raney obtendo os seguintes resultados
. De acordo com esses dados responda os itens abaixo.
a) Interprete os resultados obtidos e determine o teor médio de nitrogênio na amostra [Resposta =43,8%]
b) Determine o intervalo de confiança a 95% para o resultado obtido [Resposta ]
a) Interprete os resultados obtidos e determine o teor médio de nitrogênio na amostra [Resposta =43,8%]
b) Determine o intervalo de confiança a 95% para o resultado obtido [Resposta
O pH medido de uma solução de ácido salicílico preparada foi 1,88. De acordo com essa informação responda os itens abaixo.
a) Determine qual a concentração ( ) inicial do ácido em solução [Resposta;Ci=0,177
]
b) Sabendo que o ácido salicílico é um sólido determine qual a massa o analista deve ter pesado do reagente para preparar 0,5 litros dessa solução. (massa molecular do ácido salicílico 138,12 ) [Resposta;m=12,22 g]
a) Determine qual a concentração (
b) Sabendo que o ácido salicílico é um sólido determine qual a massa o analista deve ter pesado do reagente para preparar 0,5 litros dessa solução. (massa molecular do ácido salicílico 138,12
Determine as concentrações de todas as espécies presentes em uma solução de fluoreto de potássio (KF) 0,3 mol L
e determine o pH da solução. (ácido fluorídrico
) [Resposta;
]