Uma determinada carga trifásica ligada em estrela, do tipo , consome a potência complexa de MVA na tensão (linha). Determinar a impedância equivalente em p.u. na base e .

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício nos pede para determinar a impedância equivalente em valores por unidade (p.u.) para uma carga trifásica ligada em estrela. A carga consome uma potência complexa de MVA na tensão de linha de kV. Precisamos encontrar essa impedância na base de MVA e kV. Para resolver isso, vamos usar o sistema de unidades por unidade, que facilita os cálculos em sistemas elétricos. Vamos precisar calcular a potência e a tensão por unidade e, em seguida, a impedância equivalente.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa potência complexa . Aqui, MVA é a potência ativa e MVA é a potência reativa. A potência complexa relaciona-se com a tensão e a impedância pela fórmula:
onde é a tensão de fase e é a impedância.

Passo 3

Como a carga está ligada em estrela, a tensão de fase ( ) é igual à tensão de linha dividida por :

Passo 4

Agora, vamos calcular a impedância real usando a relação da potência:
Primeiro, calculamos a magnitude da potência complexa:
Então:

Passo 5

Agora, vamos converter essa impedância para o sistema por unidade. A fórmula para a impedância por unidade é:
Primeiro, precisamos calcular a impedância base com a base de potência MVA e a base de tensão kV. A fórmula é:

Passo 6

Finalmente, calculamos a impedância equivalente em por unidade:

Resposta

A impedância equivalente é aproximadamente .

Exercícios relacionados

As placas do capacitor de placas paralelas da figura têm área , cargas e , e estão separadas por uma distância . A metade inferior do espaço entre as placas é preenchida por um material dielétrico de constante dielétrica e a metade superior é preenchida por um material dielétrico de constante dielétrica . (b) calcule o módulo do vetor em cada dielétrico.
Uma barra de cobre, de espessura , é colocada entre as placas de um capacitor de placas paralelas. A área das placas é e a distância entre as placas é . Como mostra a figura, a barra é colocada exatamente no centro do espaço entre as placas. (b) Se uma carga é mantida nas placas, qual é a razão entre as energias armazenadas antes e depois da introdução da barra?
(b) Obtenha as matrizes admitância de barra (Y) e impedância de barra .
Simplifique as expressôes utilizando diagramas de Veitch-Karnaugh: