Uma determinada partícula possui um peso de um ponto no qual a aceleração da gravidade é . (b) Qual é o peso e a massa da partícula se ela for movida para um ponto no espaço no qual a força gravitacional é nula?

Passo 1

Então, a gente tem uma partícula que pesa 26,0 N em um lugar onde a aceleração da gravidade é de 9,80 m/s². A gente precisa descobrir quanto essa partícula vai pesar e qual é a massa dela se ela for para um ponto no espaço onde a força gravitacional é nula, ou seja, onde não tem gravidade.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que o peso de um objeto é calculado pela fórmula:
Onde:
  • é o peso,
  • é a massa,
  • é a aceleração da gravidade.
Aqui, a gente conhece o peso ( N) e a aceleração da gravidade ( m/s²). Queremos encontrar a massa ( ) da partícula.

Passo 3

Vamos rearranjar a fórmula para encontrar a massa:
Substituindo os valores:
²
Então, a massa da partícula é aproximadamente 2,65 kg.

Passo 4

Agora, vamos ver o que acontece quando a partícula é movida para um ponto no espaço onde a força gravitacional é nula. Se , o peso será:
²
Então, o peso da partícula nesse ponto é zero.

Resposta

A massa da partícula é aproximadamente 2,65 kg e o peso dela no ponto onde a força gravitacional é nula é 0 N.

Exercícios relacionados

Uma mesa horizontal de em um consultório odontológico é suportada por quatro pernas idênticas. A mesa tem de comprimento e de largura. Qual é o módulo da força de compressão em cada perna se um paciente exerce uma força de sobre a mesa (a) com as mãos diretamente sobre uma das pernas e (b) com os cotovelos apoiados, um em cada borda da mesa e a de sua extremidade?
(a) Se forem desprezadas as forças gravitacionais, qual é a força necessária para acelerar uma nave espacial de 1200 toneladas métricas do repouso até um décimo da velocidade da luz, em três dias? E em dois meses? (Uma tonelada métrica )
Um alpinista de está pendurado por uma corda de náilon com de comprimento e de diâmetro. Determine (a) a variação do comprimento da corda e (b) a energia potencial elástica armazenada na corda. Suponha que a corda obedece à lei de Hooke.
Uma viga uniforme de de comprimento e de peso está presa a uma parede por uma dobradiça. A outra extremidade é sustentada por um cabo que faz ângulos de com a parede e com a viga. Determine (a) a tensão no cabo e (b) a força (magnitude e direção) exercida pela dobradiça sobre a viga.