Determinar base para o núcleo e para a imagem das transformações lineares abaixo: T: P2(t) P2(t), T(p)=p^prime;

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma transformação linear que atua no espaço , que é o conjunto de todos os polinômios de grau no máximo 2. A transformação é definida por , ou seja, ela pega um polinômio e retorna a sua derivada . Precisamos encontrar uma base para o núcleo (ou seja, o conjunto de todos os polinômios que são mapeados para o polinômio nulo) e para a imagem (o conjunto de todos os polinômios que podem ser obtidos a partir da transformação ) dessa transformação. Para isso, vamos usar conceitos de álgebra linear como núcleo, imagem, e bases.

Passo 2

Primeiro, vamos encontrar o núcleo de . O núcleo é o conjunto de todos os polinômios em tais que . Isso significa que a derivada de é o polinômio zero.

Passo 3

Um polinômio cuja derivada é zero deve ser constante, ou seja, da forma , onde é uma constante real. Portanto, todo polinômio constante está no núcleo de .

Passo 4

Então, o núcleo de é o conjunto de todos os polinômios constantes. Em termos de base, uma base para o núcleo é simplesmente o polinômio constante , já que qualquer polinômio no núcleo pode ser escrito como onde é uma constante real.

Passo 5

Agora, vamos encontrar a imagem de . A imagem é o conjunto de todos os polinômios que podem ser obtidos como para algum em . Ou seja, queremos encontrar todos os derivados de polinômios de grau no máximo 2.

Passo 6

Vamos considerar um polinômio genérico em . Sua derivada é . Observamos que é um polinômio de grau no máximo 1.

Passo 7

Isso significa que a imagem de consiste em todos os polinômios de grau no máximo 1. Em termos de base, podemos usar os polinômios e , já que qualquer polinômio de grau no máximo 1 pode ser escrito como uma combinação linear de e .

Passo 8

Portanto, uma base para a imagem de é .

Resposta

  • Base para o núcleo de :
  • Base para a imagem de :

Exercícios relacionados

Os pontos A, B e C são vértices de um triângulo equilátero, cujo lado mede 20. Calcule A B cdot C A.
Determinar base para o núcleo e para a imagem das transformações lineares abaixo: T: R^2 R, T(x, y)=y+2 x;
Determine a equação geral do plano que contém a reta r: x-12=y2=z-1 e é paralelo à reta s: x-32=y-2-1=z-44.
Determine todas as equaçōes da reta que é ortogonal a cada uma das retas r : ly=-2 x-3 ; z=10 x+18 e s:lx=2 y-12 ; z=-6 y+272, e que contém o ponto (3,-3,4).