Determinar: © Caso a viga D E apresente rigidez flexional (E I) menor que o da viga A B C, o que acontece com o deslocamento do ponto C? Justifique sua resposta. (1.0 ponto) Obs.: Desprezar a folga entre as vigas.

Passo 1

Vamos analisar a questão: "Caso a viga DE apresente rigidez flexional (E I) menor que a da viga ABC, o que acontece com o deslocamento do ponto C? Justifique sua resposta."
Estamos trabalhando com o conteúdo de mecânica das estruturas, especificamente com a rigidez flexional de vigas. Para resolver, vamos precisar entender como a rigidez influencia o deslocamento em pontos específicos das vigas.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender o que é rigidez flexional. A rigidez flexional de uma viga é dada pela fórmula:
EI
onde:
  • é o módulo de elasticidade do material,
  • é o momento de inércia da seção transversal da viga.
Essa rigidez determina quão resistente a viga é à flexão quando uma carga é aplicada.

Passo 3

Agora, vamos comparar as rigidezes das vigas DE e ABC. Se a viga DE tem uma rigidez flexional ABC menor que a da viga DE, isso significa que é menos rígida e mais flexível.

Passo 4

Em sistemas de vigas conectadas, a flexibilidade de uma viga afeta o deslocamento dos pontos onde as vigas estão conectadas. Uma viga mais flexível (com menor ) permitirá que mais movimento ocorra nesse ponto quando uma carga é aplicada.

Passo 5

Portanto, se a viga DE é menos rígida que a viga ABC, o ponto C, que está conectado a DE, terá um maior deslocamento. Isso ocorre porque a viga DE de menor rigidez flexional se deforma mais facilmente sob a mesma carga, puxando o ponto C para mais.

Resposta

O deslocamento do ponto C aumenta quando a viga DE possui rigidez flexional ABC menor que a da viga DE, pois a menor rigidez de permite uma maior deformação nesse ponto.

Exercícios relacionados