Determine a área da superfície.
7. A parte do plano 3x + 2y + z = 6 que está no primeiro octante

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa encontrar a área da parte do plano que está no primeiro octante. Isso envolve entender geometria no espaço tridimensional e calcular áreas de superfícies planas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que o primeiro octante é a região do espaço onde , e são todos maiores ou iguais a zero. Então, precisamos determinar onde o plano intersecta os eixos , e .

Passo 3

Para encontrar os interceptos:
  • Interseção com o eixo : Colocamos e na equação do plano:
    Então, o ponto é .
  • Interseção com o eixo : Colocamos e :
    Então, o ponto é .
  • Interseção com o eixo : Colocamos e :
    Então, o ponto é .

Passo 4

Agora, vamos visualizar esses três pontos no primeiro octante. Eles formam um triângulo no espaço. Para facilitar o cálculo da área, vamos projetar esse triângulo no plano .

Passo 5

A projeção do triângulo no plano tem vértices em , e . A área desse triângulo é fácil de calcular:
Á

Passo 6

Mas essa é a área no plano . Para encontrar a área real no plano inclinando, precisamos levar em conta a inclinação do plano. Isso é feito multiplicando pela raiz quadrada da soma dos quadrados dos coeficientes diretores do plano, que é .

Passo 7

Então, a área da superfície no primeiro octante é:
Á

Resposta

A área da superfície é .

Exercícios relacionados

Sejam dadas as seguintes funções (a) f: N -> N, f(n) = 3n + 1 (b) g: R -> R, g(x) = x - |(x + 2)^2 - 1| © h(x) = raiz(x + 1) - raiz(x) Determine as pré-imagens abaixo f^(-1)(2).
Para cada uma das seguintes funções, determine se são injetoras, sobrejetoras ou bijetoras, justificando (i.e. provando ou dando contraexemplos) Se A = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7} e f: A -> A dada por: f(x) = { x, se x é ímpar; x/2, se x é par }éíé
Calcule a integral de superfície
5. integral duplaS x^2 y z d S, Sé a parte do plano z=1+2 x+3 y que está acima do retângulo [0,3] times[0,2].
Calcule a integral de superfície
6. integral duplaS y z d S, S é a parte do plano x+y+z=1 que está no primeiro octante.