Então, a gente tem a função e precisa descobrir qual é o domínio dela. O domínio de uma função é basicamente todos os valores que a gente pode colocar no lugar do sem dar problema, como dividir por zero ou tirar raiz de número negativo. Para resolver isso, a gente vai analisar a função passo a passo.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que é uma função do tipo linear. Funções lineares são aquelas que têm a forma , onde e são números reais. Esse tipo de função é bem simples e direta.
Passo 3
Agora, para encontrar o domínio dessa função, a gente precisa ver se há algum valor de que faria a função “quebrar”. Por exemplo, se tivesse uma divisão por , teríamos que garantir que não seja zero, porque não dá pra dividir por zero.
Passo 4
No caso da função , não tem nenhuma divisão, raiz quadrada ou logaritmo que possa restringir os valores de . É apenas uma multiplicação e uma soma, que são operações válidas para qualquer número real.
Passo 5
Como não há nenhuma restrição, o pode ser qualquer número real. Isso significa que a gente pode substituir o por qualquer valor negativo, positivo ou zero sem problemas.
Resposta
O domínio da função é todos os números reais, ou seja, .