Determine a energia armazenada em um capacitor de capacitância de 20 pF quando carregado com uma carga de .

Passo 1

Beleza, então a gente precisa calcular a energia que está armazenada em um capacitor. A matéria aqui é eletricidade, mais especificamente sobre capacitores e como eles armazenam energia. Para resolver isso, vamos precisar saber a capacitância do capacitor e a carga que está armazenada nele. No caso, a capacitância é de e a carga é de .

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual é a fórmula para calcular a energia armazenada em um capacitor. A energia ( ) armazenada em um capacitor pode ser calculada usando a fórmula:
Aqui, é a carga armazenada no capacitor e é a capacitância.

Passo 3

Agora, vamos substituir os valores que a gente tem na fórmula. A carga é e a capacitância é . Mas antes de substituir, vamos converter essas unidades para farads e coulombs:

Passo 4

Agora, vamos colocar esses valores na fórmula:

Passo 5

Vamos calcular o numerador primeiro:
Então, a expressão fica:

Passo 6

Simplificando os que estão no numerador e no denominador, temos:

Resposta

A energia armazenada no capacitor é de .

Exercícios relacionados

Uma gota esférica de mercúrio de raio possui uma capacitância dada por (Prove!). Se duas dessas gotas se combinarem para formar uma única gota maior, qual será sua nova capacitância?
© Um pogo de potencial infinito esta definido eutre e , com . Qual é o valor esperado para o estado fundamental. ( 0.5 pts.)
Discuta o que ocorre com a capacitância nos limites e .
  • Uma esfera de plástico oca é mantida submersa em um lago de água doce amarrada a uma corda presa no fundo do lago. O volume da esfera é igual a , e a tensão na corda é igual a 1.120 N . (a) Calcule a força de empuxo exercida pela água sobre a esfera. (b) Qual é a massa da esfera? © A corda se rompe e a esfera sobe até a superfície. Quando ela atinge o equilíbrio, qual é a fração do volume da esfera que fica submersa?
    Resp: a) c) 0,842