Determine a matriz inversa da matriz ( 1 9 5; 3 1 2; 6 4 4 ), utilizando:
utilizando a matriz aumentada com a forma escalonada reduzida.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício pede para encontrar a matriz inversa da matriz usando a matriz aumentada e a forma escalonada reduzida. Isso está dentro da matéria de Álgebra Linear, mais especificamente na parte de matrizes e suas inversas. Para resolver isso, vamos precisar montar a matriz aumentada com a matriz identidade e realizar operações para chegar à forma reduzida.

Passo 2

Primeiro, precisamos montar a matriz aumentada. Isso significa que vamos colocar a matriz original ao lado da matriz identidade . A matriz identidade é uma matriz com 1s na diagonal principal e 0s no restante. Então, a matriz aumentada fica assim:

Passo 3

O próximo passo é transformar a parte da esquerda da matriz aumentada (a matriz original) na matriz identidade usando operações elementares de linha. Essas operações são: trocar linhas, multiplicar uma linha por um número diferente de zero e somar múltiplos de uma linha a outra linha.

Passo 4

Vamos começar tornando o primeiro elemento da primeira linha igual a 1. Já está feito aqui, então vamos usar esse 1 para eliminar os outros números na primeira coluna.
Primeiro, eliminamos o 3 na segunda linha. Para isso, vamos substituir a segunda linha pela segunda linha menos 3 vezes a primeira linha:
Fazendo as contas:

Passo 5

Agora, eliminamos o 6 na terceira linha usando a primeira linha. Substituímos a terceira linha pela terceira linha menos 6 vezes a primeira linha:
Calculando:

Passo 6

Agora, vamos simplificar a segunda linha dividindo todos os seus elementos por -26 para que o elemento da segunda linha e segunda coluna seja 1:

Passo 7

Em seguida, vamos eliminar o -50 na terceira linha, segunda coluna, usando a segunda linha. Substituímos a terceira linha por terceira linha mais 50 vezes a segunda linha:
Calculando:
Simplificando para :

Passo 8

Agora, queremos que o elemento da terceira linha e terceira coluna seja 1. Para isso, multiplicamos a terceira linha por -1:

Passo 9

Vamos agora eliminar os 0.5 na segunda linha e 5 na primeira linha, que estão na coluna da terceira posição. Usando a terceira linha, substituímos a segunda e a primeira linha.
Primeiro, substituímos a segunda linha por segunda linha menos 0.5 vezes a terceira linha:
Calculando:
Simplificando:
Agora, substituímos a primeira linha por primeira linha menos 5 vezes a terceira linha:
Calculando:
Simplificando:

Passo 10

Agora, vamos eliminar os 9 na primeira linha, segunda coluna, usando a segunda linha. Substituímos a primeira linha por primeira linha menos 9 vezes a segunda linha:
Calculando:
Simplificando:

Passo 11

Agora a matriz aumentada está na forma reduzida:
A parte da direita da matriz aumentada agora é a matriz inversa da matriz original.

Resposta

A matriz inversa é:

Exercícios relacionados

Sendo A = [[3, 4], [-2, 1]] e B = [[5, -2], [0, 3]], determine a matriz X de ordem 2 tal que (X A)^-1 = B.
Para as funções dada abaixo, faça um esboço de seu gráfico e determine seu domínio e imagem:
f(x)=(x^2-4)^-2
Seja
D = [[1, 3, -1, 2, 1], [2, -1, -2, 0, 2], [-1, -1, 3, 1, 1], [2, -2, 4, 5, 8]]
Determine posto(D) e posto D^T. O que você observa sobre estes valores?
Para as funções abaixo, determine a expressão da inversa, seu domínio e imagem.
f(x) = raiz(x + 2)