Determine a pressão total em pascal num ponto situado a uma profundidade de 150 m abaixo da superfície livre do oceano. A densidade da água do mar é igual a e a pressão atmosférica ao nível do mar vale . .

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Queremos calcular a pressão total em um ponto que está a 150 metros de profundidade no oceano. Para isso, vamos usar o conceito de pressão hidrostática, que depende da densidade do fluido, da aceleração da gravidade e da profundidade. Precisaremos das seguintes informações: profundidade ( ), densidade da água do mar ( ) e pressão atmosférica ao nível do mar ( ).

Passo 2

Primeiro, vamos converter a densidade da água para unidades de . Sabemos que , então:

Passo 3

Agora, vamos usar a fórmula da pressão total em profundidade, que é:
onde:
  • é a pressão atmosférica,
  • é a densidade da água,
  • é a aceleração da gravidade ( ),
  • é a profundidade.

Passo 4

Substituindo os valores na fórmula:

Passo 5

Vamos calcular a parte hidrostática:

Passo 6

Somando a pressão atmosférica:

Resposta

A pressão total a 150 metros de profundidade no oceano é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Calcule a diferença de pressão hidrostática do sangue entre a cabeça e os pés de uma pessoa com 1,83 m de altura. Suponha que a densidade do sangue seja igual a .
Um carro de corrida percorre uma pista circular com raio de 250 m . Supondo que ele se mova com velocidade constante de , encontre (a) sua velocidade angular e (b) o módulo e direção de sua aceleração.
(RESP: (a) ; (b) radialmente para dentro)
No dia 20/04/2023, o foguete Starship, da empresa SpaceX, considerado o mais potente já construído, explodiu logo após o seu lançamento. Quanto valeria a energia cinética do Starship, cuja massa era em torno de 5000 t (toneladas), se tivesse atingido a velocidade de escape do campo gravitacional da Terra, igual a ?
Suponha que você seja o consultor ambiental de uma comunidade, próxima da qual está sendo avaliada a viabilidade da construção de uma usina termoelétrica, que operará principalmente com óleo diesel. Os representantes da futura empresa argumentam que o impacto ambiental não será considerável, porque a eficiência dessa usina deverá ser superior a . Considerando que as temperaturas de operação da usina serão em torno de (temperatura aproximada da ignição do diesel) e (temperatura média do local onde será instalada a usina), é válido o argumento dos representantes da empresa? Por quê?