Determine o das seguintes soluções, temperatura :
© Uma mistura de 100 mL da solução com da solução .

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado pede para a gente determinar o pH de uma mistura feita com 100 mL da solução A e 10 mL da solução B, tudo a uma temperatura de 25°C. A gente vai precisar saber as concentrações de íons hidrogênio (H⁺) nas soluções A e B para calcular o pH da mistura.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a quantidade de H⁺ em cada solução antes de misturar. Para isso, usamos a fórmula:
çãçã
Então, para a solução A:
E para a solução B:

Passo 3

Agora, vamos somar as moles de H⁺ das duas soluções para encontrar o total de H⁺ na mistura:

Passo 4

Em seguida, vamos calcular o volume total da mistura. Como estamos misturando 100 mL da solução A com 10 mL da solução B:

Passo 5

Com as moles totais de H⁺ e o volume total da mistura, podemos encontrar a concentração de H⁺ na mistura:
Lembre-se de converter o volume para litros se a concentração estiver em mol/L.

Passo 6

Finalmente, o pH é calculado usando a fórmula:

Resposta

O pH da mistura é igual a -log⁡₁₀(C_mistura), onde C_mistura é a concentração de íons H⁺ na mistura calculada nos passos anteriores.

Exercícios relacionados

Explique, em termos de forças intermoleculares, por que: C 2 H 5 OH tem um ponto de ebulição mais alto que C2H6
Dada uma solução de HCl de concentração , Faça o que se pede:
© Determine a concentração de e na solução.
Calcule o pH e o pOH das seguintes soluções:
© de
Em 1916, G. N. Lewis publicou o primeiro artigo propondo que átomos podem se ligar compartilhando elétrons. Esse compartilhamento de elétrons é chamado, hoje, de ligação covalente. De modo geral, podemos classificar as ligações entre átomos em três tipos genéricos: ligação iônica, ligação metálica e ligação covalente.
Assinale a alternativa que apresenta substâncias que contêm apenas ligações covalentes.
a) (diamante), Ag e LiH
b) e
c) e
d) C (diamante), e
e) C (diamante), , Ag e KCl