Determine se a série é convergente ou divergente expressando como uma soma telescópica (como no Exemplo 7). Se for convergente, calcule sua soma.

Passo 1

Beleza, o enunciado pede para a gente verificar se a série converge ou diverge, usando uma soma telescópica. Isso envolve entender séries infinitas e como simplificar termos usando propriedades dos logaritmos.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa uma soma telescópica. É uma série onde a maior parte dos termos internos se cancelam quando somamos, restando apenas termos no começo e no fim. Para isso, vamos reescrever cada termo da série.

Passo 3

Observe que pode ser separado usando a propriedade dos logaritmos: . Então, a série fica:

Passo 4

Agora, vamos escrever os primeiros termos da série para ver o esquema telescópico:
Perceba que se cancela com , com , e assim por diante. O que sobra é apenas e o termo que “vai para o infinito”, que seria .

Passo 5

Calculando a soma parcial até o termo :
Agora, vamos ver o que acontece quando tende ao infinito:
Isso significa que a soma parcial vai para menos infinito.

Resposta

A série é divergente.

Exercícios relacionados

Use o comando de frações parciais em seu SCA para encontrar uma expressão conveniente para a soma parcial; então utilize essa expressão para encontrar a soma da série. Verifique sua resposta usando o SCA para somar a série diretamente.
Expresse o número como uma razão de inteiros.
Expresse o número como uma razão de inteiros.
Depois da injeção de uma dose de insulina, a concentração de insulina no sistema do paciente decai exponencialmente e por isso pode ser escrito como , onde representa o tempo em horas e é uma constante positiva.
Determine o limite de concentração pré-injeção.