Determine a taxa com a qual a energia é dissipada quando: (a) Uma diferença de potencial de 240 V é aplicada às extremidades do fio.

Passo 1

Beleza! O enunciado pede para determinar a taxa com a qual a energia é dissipada quando uma diferença de potencial de 240 V é aplicada nas extremidades de um fio. Isso está relacionado com o conceito de potência elétrica, que é a taxa de dissipação de energia em um circuito elétrico. Para resolver isso, vamos precisar entender as fórmulas que ligam tensão (V), corrente (I) e potência §.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a potência elétrica pode ser calculada usando a seguinte fórmula:
P = V times I
Aqui, é a potência em watts (W), é a tensão em volts (V) e é a corrente em amperes (A).

Passo 3

Entretanto, às vezes não conhecemos a corrente diretamente, mas sabemos a resistência V = I times R do fio. Nesse caso, podemos usar a Lei de Ohm, que diz:
I = VR
A partir dessa fórmula, podemos isolar a corrente :

Passo 4

Substituindo a expressão da corrente na fórmula da potência, temos:
P = V times ( VR ) = V^2R
Então, a potência também pode ser calculada como:
P = V^2R

Passo 5

Agora, voltando ao enunciado: sabemos que a tensão é de 240 V. Para encontrar a potência , precisamos conhecer a resistência do fio. Se a resistência não for dada, não podemos calcular um valor numérico específico para a potência.

Resposta

Portanto, com uma tensão de 240 V aplicada às extremidades do fio, a taxa de dissipação de energia (potência) é dada por:
P = 240^2R = 57600R watts
Para calcular o valor exato da potência dissipada, precisamos conhecer a resistência do fio.

Exercícios relacionados

Um objeto executa um MHS com período de 0,900 s e amplitude igual a 0,320 m. Em t=0, o objeto está em x=0,320 m e instantaneamente em repouso. Calcule o tempo gasto para o objeto passar b) de x=0,160 m para x=0
(a) Considerando o potencial V(r)=A(a+r)^2+Br, onde A, a e B são constantes positivas, calcule o campo elétrico associado.
Determine a taxa com a qual a energia é dissipada quando: (b) O fio é cortado três pedaços iguais, e diferenças de potencial de 240 V são aplicadas às extremidades dos TRÊS pedaços resultantes.
Determine o módulo da indução magnética no centro de uma espira de raio 20 cm quando percorrida por uma corrente de 40 A . Se uma carga de 2 mu C com velocidade de 1 K m / s deslocando ao longo de um diâmetro da espira (atravessar a espira diametralmente), calcule a intensidade da força magnética que atuará nessa partícula ao passar pelo centro da espira.