Determine o valor de para que a função seja contínua em , justificando sua resposta. (a)

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente quer achar o valor de que faz a função ser contínua em todos os números reais. Pra isso, vamos precisar entender de continuidade de funções e como calcular limites. A função que estamos lidando é:

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é uma função contínua. Uma função é contínua em um ponto se o limite quando se aproxima desse ponto for igual ao valor da função nesse ponto. No nosso caso, queremos que seja contínua em .

Passo 3

Então, vamos calcular o limite de quando se aproxima de 3. Olha só: Perceba que no numerador temos uma diferença de quadrados: Então, substituindo na expressão do limite: A gente pode cancelar o que está no numerador e no denominador (desde que ):

Passo 4

Agora que sabemos que o limite quando se aproxima de 3 é 6, para que a função seja contínua nesse ponto, o valor de também precisa ser 6. Ou seja, deve ser igual a 6.

Resposta

Para a função ser contínua em , o valor de deve ser igual a **6**.

Exercícios relacionados

Determine a ordem da equação diferencial e classifique-a em linear ou não linear. ;
Seja a função definida por: $$ f(x)=\left\{\begin{array}{ccc} x+2 & \text { se } & x<-2 \ 1 & \text { se } & x=-2 \ -x-2 & \text { se } & -20 \end{array}\right. $$ (f) Determine e .
Determine a ordem da equação diferencial e classifique-a em linear ou não linear. ;
Em cada um dos problemas abaixo, encontre a solução do problema de valor inicial dado: ;