Determine para quais valores de o sistema de equações lineares
é:
© compatível e indeterminado.

Passo 1

Vamos dar uma olhada no enunciado do exercício. Temos um sistema de duas equações lineares com duas incógnitas e :
Aqui, e são números reais que precisamos determinar para que o sistema seja compatível e indeterminado, ou seja, que o sistema tenha infinitas soluções. Para resolver isso, vamos usar o conceito de determinante e dependência entre as equações.

Passo 2

Primeiro, vamos reescrever o sistema na forma de matriz para facilitar a análise:

$$

$$
O determinante dessa matriz é dado por:
Para que o sistema tenha infinitas soluções, o determinante deve ser zero:

Passo 3

Com , vamos verificar se as duas equações são proporcionais, ou seja, se uma é um múltiplo da outra. Substituindo na segunda equação:
Podemos simplificar essa equação dividindo todos os termos por 2:
Comparando com a primeira equação , para que as equações sejam proporcionais, os termos constantes também devem ser múltiplos. Portanto:

Resposta

O sistema é compatível e indeterminado quando e .

Exercícios relacionados

Classifique as afirmações abaixo em verdadeiras ou falsas, apresentando uma breve justificativa para sua resposta em cada caso.
(h) Sejam uma matriz, uma forma escalonada de e u uma matriz-coluna. Se o sistema de equações lineares é compatível, então existe uma matriz coluna para a qual o sistema linear é compatível.
Determine para quais valores de o sistema de equações lineares
é:
(a) incompatível;
Verifique se existe alguma matriz-coluna de modo que o sistema de equações lineares seja incompatível, onde . Justifique sua resposta.
Um balão de Hélio ergue uma cesta e uma carga, que correspondem ao peso total de 2000N sob condições normais. Nessas condições, a massa específica do ar é de e a massa específica do hélio é de . Qual o volume mínimo do balão?