O dióxido de nitrogênio, , um gás castanho, pode existir em equilíbrio com o gás incolor . a para a reação.
Suponha que a concentração de seja e a concentração de seja . (a) Q é maior, menor ou igual a Kc?

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você tem uma reação de equilíbrio entre dois gases: dióxido de nitrogênio ( ) e tetróxido de dinitrogênio ( ). A constante de equilíbrio ( ) para essa reação é 170 a 298 K. O exercício pede para a gente comparar o quociente de reação ( ) com o . Para resolver isso, precisamos entender como calcular e depois fazer a comparação com o dado.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que é o quociente de reação ( ). Ele é calculado da mesma forma que a constante de equilíbrio ( ), mas usamos as concentrações iniciais das substâncias em vez das concentrações no equilíbrio. A fórmula para a reação dada é:

Passo 3

Agora, vamos substituir os valores fornecidos no exercício nessa fórmula. Temos:
  • Concentração de : 0,025 mol/L
  • Concentração de : 0,015 mol/L
Então:

Passo 4

Vamos calcular o valor de passo a passo. Primeiro, elevamos a concentra�o de ao quadrado:
Em seguida, dividimos a concentração de por esse valor:

Passo 5

Agora que temos o valor de , vamos comparar com o :
  • Se , o sistema vai para a formação de produtos.
  • Se , o sistema vai para a formação de reagentes.
  • Se , o sistema está em equilíbrio.

Passo 6

No nosso caso, é menor que . Isso significa que a reação ainda não atingiu o equilíbrio e vai favorecer a formação de produtos ( ) para aumentar até que .

Resposta

é menor que .

Exercícios relacionados

Para a reação: , em qual sentido o equilíbrio se deslocará quando (a) for removido;
Considere a reação produtos. Determine a lei de velocidade e ordem global da reação e calcule a constante de velocidade com base nos seguintes dados obtidos a determinada temperatura:
Velocidade
1,50 1,50
1,50 2,50
3,00 1,50
O dióxido de nitrogênio, , um gás castanho, pode existir em equilíbrio com o gás incolor . a para a reação.
Suponha que a concentração de seja e a concentração de seja . (b) Se o sistema não estiver em equilíbrio, em que direção a reação deverá proceder para que atinja o equilíbrio?
Para a reação: , em qual sentido o equilíbrio se deslocará quando © o volume do sistema de reação for aumentado;